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Tendências de marketing digital para 2020

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Quando falamos em marketing digital existem tendências que nunca morrem e sempre devem ser consideradas na hora de fazer seus planejamentos. No entanto, existem tendências de marketing digital importantes que mudam a cada ano. Já adivinhou, né? Sim, é exatamente delas que iremos falar no nosso post de hoje! São as tendências de marketing digital para 2020!

A cada ano surgem novas tecnologias, técnicas, algoritmos e termos que nós, profissionais de marketing digital, precisamos estar sempre ligados! 

Por isso, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Quais são as tendências de marketing digital para 2020?

Tendências de marketing digital

Buscas por voz

“Ok, Google”.

Quantas vezes você já usou essa frase para fazer uma pergunta à assistente da Google? O mesmo podemos dizer da Siri, Alexa, entre os outros assistentes de voz. A verdade que uma das maiores tendências de marketing digital para 2020 é o uso cada vez maior das buscas por voz.

Para se adaptar a isso, é importante que os profissionais de marketing digital estejam atentos às diferentes formas que as pesquisas por voz ranqueam nos motores de busca. Para explicar melhor, basta imaginar a forma como nosso cérebro funciona quando digitamos uma pergunta e quando falamos a mesma pergunta em voz alta.

É comum que ao dizer a pergunta, ao invés de digitá-la, sejamos muito mais específicos.

Veja o exemplo:

Se eu quero saber quais são as tendências de marketing digital para 2020, muitas vezes acabo digitando da seguinte forma:

marketing digital tendências 2020

Enquanto que, ao falar, sou muito mais específico:

quais são as tendências para marketing digital em 2020?

Engana-se quem pensa que o Google não entende a diferença entre elas. Por isso é extremamente importante estar antenado nas buscas por voz. As estatísticas apontadas pela 99 Firms confirmam isso: 31% dos usuários de smartphones no mundo utilizam pesquisas ativadas por voz pelo menos uma vez por semana.

Com toda certeza as buscas por voz são uma das maiores tendências de marketing digital para 2020!

Chatbots

Nos últimos anos nós temos conversado cada vez mais com os bots. Os motivos podem ser vários, mas a verdade é que ter à sua disposição um robô disposto a responder todas as perguntas é muito positivo!

Enquanto contratar alguém para monitorar e se comunicar com os visitantes do seu site pode acabar saindo bastante caro, os chatbots fazem isso por você com um custo bem menor. 

Além de ser positivo para a sua empresa, é importante notar que os chatbots tem um impacto muito positivo nos seus consumidores. Veja porquê:

Os chatbots economizam tempo

Diferente dos seres humanos, um bot entrega respostas rápidas para todos os tipos de perguntas. E, é claro, respostas rápidas significam que os consumidores serão mais rápidos para tomar decisões – inclusive decisões de compra.

Satisfação do cliente

Uma das maiores vantagens de um robô é que ele não precisa descansar. Diferente de um humano, um bot estará disponível no seu site a todos os momentos, para responder todas as perguntas a qualquer horário do dia. 

Bom humor

Esqueça as reclamações por conta de um outro funcionário um pouco mal-humorado. Os bots possuem todas as qualidades que os consumidores adoram: eles são imparciais, claros e informativos.

Realidade aumentada

Nos últimos anos tanto a realidade aumentada (AR) quanto a realidade virtual (VR) se tornaram incrivelmente populares e estão entre uma das grandes tendências de marketing digital para 2020.

De acordo com a New Gen Apps, até 2020 deve haver 1 bilhão de usuários de realidade aumentada. Bem, 2020 já está logo ali! 

Grandes marcas, como a Ikea e a Ray Ban, já utilizam a realidade aumentada para simular seus produtos nas casas ou no próprio rosto do usuário. É o caso também de diversas marcas de tinta, que disponibilizam a realidade aumentada para simular diferentes cores nas paredes.

tendencias de marketing digital para 2020 - realidade aumentada

Realidade aumentada usada para simular cores de tinta nas paredes.

Mudanças demográficas nas mídias sociais

Um profissional de marketing precisa sempre estar atento às mudanças de público nas redes que utiliza. Onde está o seu público? Você sabe?

Tem certeza?

Embora o Instagram, por exemplo, seja constantemente relacionado à Geração Z, esse pode não ser mais o caso. De acordo com Simon Kemp, CEO e escritor, “existem muito mais pessoas entre 45 e 54 anos usando o Instagram do que pessoas de 13 a 17 anos.”

Está na hora de voltar às suas pesquisas demográficas e descobrir onde exatamente estão os seus consumidores. Talvez você esteja no lugar errado!

Vídeos: a tendência de marketing digital atemporal

Os vídeos foram tendências de marketing digital em 2019, mas continuarão sendo em 2020. Uma marca atemporal em qualquer campanha de marketing, o vídeo é uma ferramenta incrível para adicionar às suas redes sociais e ao seu site.

A grande tendência do momento são os vídeos ao vivo. De fato, a estatística é de que vídeos ao vivo no Facebook são assistidos 3 vezes mais do que aqueles que não são. Os webinars são um bom exemplo de como engajar o seu público com um conteúdo ao vivo.

Outro bom exemplo do quanto os vídeos continuam sendo uma forte tendência do marketing digital é o fato de que cerca de 95% das pessoas assistiram um vídeo explicando sobre produtos ou serviços.  

Além de engajar seus consumidores, os vídeos fornecem informações úteis, aumentam sua transparência e passam grande confiança.

Personalização

Anúncios genéricos não funcionam mais em 2019, que dirá em 2020! A verdade é que os consumidores estão cansados de ver os mesmos anúncios que não tem nada a ver com eles! 

Não é a toa que a maioria das pessoas troca de canal quando começam os comerciais, ou que pagam um valor extra para ouvir música sem serem interrompidas por propagandas. O marketing tradicional dos anúncios e propagandas simplesmente não funciona mais.

É aí que entra a personalização.

Anúncios personalizados podem até dar mais trabalho, mas são muito mais efetivos. De fato, um estudo mostrou que e-mails personalizados performam 3x melhor do que e-mails genéricos. 

Por isso mesmo o e-mail marketing é uma das formas mais simples de você praticar a personalização. Existem diversas plataformas no mercado que dispõem de segmentação, de forma que você possa enviar diferentes e-mails para diferentes tipos de pessoas.

Se você ainda não começou com a personalização, faça isso em 2020!

Use e abuse das tendências de marketing digital

As coisas estão mudando! O velho marketing já não funciona mais. Estar atento a essas mudanças é estar atento ao seu cliente: o verdadeiro objetivo por trás de tudo, não é mesmo?

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! Não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo e até a próxima!

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