O storytelling no marketing é…?
Por Lucas WilchesPostado dia
O que é storytelling? O storytelling é uma grande ferramenta para vender mais, fidelizar clientes, conhecer pessoas, criar um bom marketing pessoal, entre muitos outros. E, de fato, quase tudo ao nosso redor conta uma história. E o storytelling no marketing é a forma de colocar em prática a “publicidade” por meio dessas grandes estórias. Afinal, estamos cercados por causos e são eles que nos impactam e prendem a nossa atenção.
Neste artigo você irá aprender:
- Storytelling – o que é
- Storytelling – como fazer
- Storytelling em vendas
- Storytelling no marketing
- Storytelling para negócios
O storytelling é…?
O storytelling é, nada mais, nada menos, do que a prática de se contar uma boa história. Mas afinal, o que é uma boa história? Na enorme maioria das vezes, uma boa história é uma história relevante. Uma história que fique na memória por um bom tempo ou, talvez, nunca saia dela.
As histórias que nos marcam são quase sempre aquelas que nos tocam em um nível emocional. É por isso que quem viveu esse momento jamais esquecerá o fatídico dia do 11 de Setembro, ou o temido 7×1 na Copa do Mundo de 2014.
Tocar alguém em um nível emocional não precisa ser difícil. Com um pouco de prática e as nossas dicas, você também pode se tornar um grande storyteller.
Por que usar o storytelling no marketing?
O storytelling é uma arte. A arte de contar histórias. E como toda arte, requer prática, criatividade, visão e habilidade. É um processo de erros e acertos.
O storytelling é parte essencial do inbound marketing. Afinal, o marketing de conteúdo busca trazer relevância e é exatamente isso que o storytelling propõe.
Você até pode pensar que é trabalho demais e a sua empresa está se saindo bem sem ele. No entanto, o storytelling no marketing torna-se parte crucial de qualquer campanha de criação que busque o sucesso! É exatamente ele que diferencia uma marca importante e relevante de uma empresa qualquer e a parte mais importante: diferencia clientes fiéis de alguém que compra apenas uma vez e nunca mais aparece.
O que é storytelling: uma ferramenta incrível para adicionar ao seu marketing, capaz de fazer toda a diferença nas suas campanhas! Hoje, é extremamente necessário usar o storytelling no marketing hoje em dia!
Storytelling para negócios
As histórias são, provavelmente, o jeito mais fácil de explicar uma ideia. Até mesmo Jesus Cristo utilizava Parábolas para explicar o que queria dizer. As histórias facilitam o entendimento e ajudam a solidificar conceitos abstratos.
Um grande exemplo do uso do storytelling no marketing é a Apple. Computadores, tecnologia, hardwares e softwares são conceitos complicados, mas ao utilizar histórias da vida real eles puderam descrever como seus produtos iriam beneficiar seus consumidores. Tudo isso sem precisar utilizar termos técnicos que poucas pessoas entenderiam.
As histórias inspiram e motivam. É por isso que tantas empresas utilizam depoimentos de clientes em formato de vídeo ou texto. Ouvir uma história cria uma ligação emocional com a marca e, mais importante, humaniza a sua empresa.
Ninguém quer sentir que uma marca é um robô, ou uma máquina querendo apenas o dinheiro dos seus clientes. Humanizar a sua empresa é a parte mais fundamental do storytelling no marketing.
Você não precisa inventar uma história. Se pensar no seu negócio, na razão da existência dele, por que você desenvolveu seus produtos e serviços e por quê você faz o que faz, já encontrou dezenas de histórias para contar! O storytelling no marketing (e nas vendas!) já existe. Basta você olhar com atenção à sua marca. Ou deixar que alguém especialista o faça!
Storytelling na publicidade
Agora que você já compreendeu a importância do storytelling, deve estar imaginando como fazer isso, certo?
Como dissemos anteriormente, o storytelling é uma arte que requer visão, habilidade, criatividade e, mais importante, prática. É um processo de erros e acertos, mas que, quando bem feito, garante resultados muito positivos!
Artistas como pintores, escultores e desenhistas seguem o seu próprio processo criativo para produzir sua arte. Com esse processo eles podem saber quando começar, como desenvolver sua visão e aperfeiçoar sua arte com muita prática. E isso funciona do mesmo jeito para o storytelling: especialmente para os negócios e o marketing!
Conheça o seu público
Quando estamos falando de marketing de conteúdo, conhecer o seu público sempre deve ser o passo essencial. Como você pode entregar algo especial para o seu público se não conhecê-lo? Você deve saber exatamente o que encanta o seu público, o que funciona para eles, o que prende sua atenção e, principalmente: o que eles querem ouvir.
De que adianta escrever aquilo que você quer falar, se não é isso que seu público deseja escutar?
Por isso antes de começar a criar o seu storytelling no marketing, faça uma boa pesquisa sobre seu público alvo e defina a sua persona. Esse processo é importante para que você saiba quem são as pessoas que vão ler, ouvir ou assistir a sua história. Conhecer o seu público é a base sobre a qual você irá construir a sua história.
Defina a mensagem principal
Afinal, qual é a história a ser contada? Esse passo é importante para que você consiga definir exatamente sobre o que será a sua história. Você não precisa contar toda a história de Star Wars: apenas sua sinopse.
É a mesma coisa nesse passo. Qual é o objetivo do seu uso do storytelling no marketing? Vender um produto? Explicar como funciona o seu serviço? Contar a história da marca?
Tente desenvolver um resumo em poucas palavras. Se não conseguir fazer isso é porque não tem uma mensagem principal.
Decida o objetivo da sua história
Toda ação dentro do marketing possui um objetivo. Com o storytelling não poderia ser diferente! Antes mesmo de começar a escrever a história que deseja contar, decida o objetivo que quer atingir através dela.
Alguns exemplos desse objetivo podem ser:
- Vender um produto: esse objetivo é provavelmente o mais comum. Toda empresa precisa vender para sobreviver, certo? Usar o storytelling no marketing pode ser uma ótima maneira de fazer isso.
- Falar sobre a sua empresa: falar sobre si mesmo não precisa ser algo chato. É necessário, inclusive, contar às pessoas quem você é, o que faz, sua missão e valores, entre outros. Contar uma história pode mudar completamente a cara do seu vídeo, transformando-o em um vídeo institucional incrível e emocionante!
- Mostrar valor: pense naquilo que você vende: é apenas um produto ou é um benefício? O que seus clientes vão receber com o produto em si? Mostrar valor é mais que simplesmente apresentar todos os detalhes do seu produto. É apresentar uma mudança de vida. Quais valores representam o seu negócio? É a comunhão em família, a amizade, segurança? Conte esse valor em formato de história.
- Educar: falamos muito em educar o mercado quando falamos em marketing de conteúdo. Você quer ensinar alguma coisa ao seu público? Faça isso em formato de história. Você pode ensinar como utilizar o seu produto ou sobre um assunto em específico que tenha a ver com o seu nicho.
Escolha a mídia da sua história
Você pode pensar que fazer um vídeo é muito melhor do que escrever um texto, mas isso nem sempre vai ser verdade. Por isso é tão importante prestar atenção no que dissemos antes: conheça o seu público! Isso é fundamental para a criação do storytelling no marketing com efetividade!
Pessoas mais jovens, como os Millennials e a Geração Z, costumam se conectar muito mais através dos vídeos, enquanto pessoas mais velhas podem preferir ler ou escutar um conteúdo.
Cada mídia contém um ou outro benefício, pontos fortes e fracos. Conheça cada um deles para decidir o que é melhor para o seu marketing.
Storytelling no marketing: criando uma conexão emocional
Toda decisão é tomada a partir de uma emoção. Esse é basicamente o motivo de as histórias venderem. Por isso, a não ser que você seja um computador, com certeza já se emocionou com uma história bem contada.
Uma história ressoa muito melhor do que dados estatísticos ou um vídeo impessoal contanto todos os motivos de porquê seu produto é tão bom.
Todos sabemos o quanto a segurança é importante. Mas quantos de nós realmente prestamos atenção no vídeo de segurança do avião? Quantos de nós realmente lemos o encarte de segurança colocado na parte de trás das poltronas?
Isso não quer dizer que a segurança não seja importante ou que as pessoas não se importam com ela. Quer dizer que a história precisa ser interessante!
Muito além da venda
Sim, vender é importante, mas se conectar profundamente com o seu cliente é algo que vai mantê-los fiéis, ansiosos pela sua próxima história!
Um laço criado com seu público dificilmente será rompido ao engajá-lo emocionalmente.
E você? Já está preparado para contar suas histórias e engajar o seu público? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas com relação a o que é storytelling no marketing, mas se precisar, não hesite em falar conosco!