Produção de conteúdo, as histórias e o posicionamento digital
Por Lucas WilchesPostado dia
Virou frase comum no mundo dos negócios: as empresas precisam estar no mundo digital. Sim, isso é verdade… uma verdade bastante óbvia, inclusive. Mas já não é tão simples assim. Simplesmente “estar no mundo digital” é quase que falar inglês para o mundo corporativo. É premissa básica! A verdade é que até pouco tempo atrás bastava ter um site (nem sempre tão bem construído), uma página nas redes sociais e atualizações esporádicas que estava tudo ok. No entanto, com cada vez mais gente aderindo ao processo de posicionamento digital, surgiu a necessidade de ir além.
E como ir além?
Agora o que é necessidade básica é a produção de conteúdo. É preciso investir na criação de conteúdos relevantes para clientes, colaboradores e o mercado no geral. Afinal de contas, o que mais pode diferenciar uma empresa das outras senão as histórias que ela conta? O seu produto pode até ser copiado, mas as suas experiências, não!
O POSICIONAMENTO DIGITAL
Antes de falar exatamente de posicionamento digital, vamos falar de… posicionamento! Bom, como sua empresa se posiciona no mercado? Ela aparece de que forma, vendendo o que, transmitindo qual mensagem? Ela busca que tipo de clientes? Qual a persona dela (clique aqui para entender mais sobre personas!)? Qual o objetivo estratégico dela?
Se você já tem essas perguntas respondidas, ótimo! Agora podemos seguir. Se ainda não tem, é importante parar e refletir qual o caminho que está seguindo e porque precisa, então, se posicionar de forma digital.
O posicionamento de uma empresa é, de forma muito resumida, o foco que ela é tem. Quando trazemos a empresa para as mídias digitais, continuamos tratando da mesma coisa: foco! O que eu quero ao abrir uma conta no Facebook, Instagram, Linkedin ou começar a fazer anúncios no Google?
Quero apenas que minha marca apareça mais? É branding meu objetivo? Ou eu estou em busca de vender? Ou quero mostrar que tenho uma empresa-padrão que deve ser vista como um bom lugar para se trabalhar? Enfim… Assim como no mundo offline, ter a definição do que se quer define o sucesso ou não do posicionamento digital de uma empresa.
TODA EMPRESA PRECISA DE POSICIONAMENTO DIGITAL… E DE UMA HISTÓRIA PARA CONTAR!
Como falamos no início desse texto, posicionamento digital por si só já é pouco. Apenas aparecer é o que grande parte do mercado faz. E já se fala disso há anos… quase no início da década passada começaram a circular bons conteúdos de grandes especialistas sobre essa necessidade.
O que mudou ao longo dos anos, então? A necessidade de contar uma boa história. Você já deve ter ouvido falar de storytelling, certo? Se ainda não, dá uma lida nesse material que preparamos.
Storytelling, de maneira bem resumida, é o processo de contar histórias… quando envolvemos as marcas, buscamos as histórias que fazem sentido serem contadas, aquelas que são só minhas… e verdadeiras!
Que tal disseminar como a marca chegou até ali? Ou melhor contar sobre um grande cliente que teve um resultado acima da média com o “nosso processo”? O que acha de contar as histórias dos colaboradores, sócios e outros stakeholders?
Até mesmo os produtos têm histórias por trás. Eles não são apenas um mecanismo feito para entregar resultados. Eles têm um porquê histórico. Eles surgiram de alguma necessidade prévia e macro, ou talvez simplesmente de uma vontade dos criadores. Será que contar essa história não é interessante?
Tudo e todos têm histórias para contar. O mundo é uma grande história e suas micropartículas – nós e nossas empresas – somos parte desse todo. Em qual parcela eu estou inserido e de que modo eu posso usar isso para gerar reputação e valor da porta pra fora?
É HORA DE PRODUZIR CONTEÚDOS EM PROL DA RELEVÂNCIA E DO POSICIONAMENTO DIGITAL
Que tal iniciar com um bom filme institucional? Existem benefícios tremendos em fazer produções audiovisuais assim, e nós já listamos elas aqui no blog. Podemos, também, criar bons textos usando um blog para aumentar a relevância e a reputação da marca. A Rock Content já trouxe um bom conteúdo a respeito.
Além disso, é claro, podemos e devemos nos posicionar com conteúdos diferenciados nas mídias sociais. Contar histórias de colaboradores, produtos (como citamos), trazer notícias, produzir pequenos vídeos, criar artes informativas, enfim… Há uma vasta gama de conteúdos que podemos criar para gerar relevância, reputação e auxiliar num bom posicionamento digital.
Ah! E não podemos deixar de citar aqui os podcasts. Em 2019, vimos o boom dos podcasts no Brasil, com grandes marcas e grandes meios de comunicação passando a investir pesado nesse tipo de produção. Mas é algo apenas para os grandes? Jamais! Eu mesmo (Lucas Wilches falando!) produzo um podcast pessoal que vai ao ar toda semana há 4 anos ininterruptos.
Na sua estratégia de posicionamento digital já está inserida a produção de podcasts? Se ainda não é hora de entrar com tudo nesse quesito! A Exame fez uma matéria sobre o tema e mostrou um pouco sobre esse mundo dos podcasts corporativos.
POR ONDE COMEÇAR?
Bom, essa é a pergunta do milhão… mas não fugindo do ponto em questão, vou no simples: comece por onde for possível, pelo ponto que couber no seu budget. Mas, NÃO DEIXE DE FAZER, NÃO DEIXE DE COMEÇAR. E se você já faz, é hora de evoluir e começar a colocar produções de conteúdo cada vez mais relevantes na sua estratégia.
Quer apoio para fazer isso? A Atracto está aqui.