Posicionamento digital: as oportunidades em meio a crise
Por Lucas WilchesPostado dia
Hoje nós gostaríamos de te convidar para mudar seu olhar diante do cenário atual, que está causando muitas dúvidas e angústias, e mostrar para você, empresário, como encontrar oportunidades em meio a crise e reinventar a maneira de fazer sua empresa funcionar.
O fato é que as crises, independentemente de quais sejam, surgem para desestruturar tudo o que acreditávamos estar em perfeito funcionamento. Elas chegam como um convite, não muito sútil temos que admitir, para que você saia da sua zona de conforto e procure novas oportunidades de fazer as coisas acontecerem.
O mundo muda a todo momento, a maneira que se faz negócio hoje, não é a mesma de 10 anos atrás, e, com toda a certeza, pelo que temos observado, não será a mesma daqui a alguns meses também.
Cabe a você escolher se quer se adaptar a essa nova realidade e prosperar cada dia mais, ou continuar dando murro em ponta de faca, acabar com sua saúde acumulando estresse e doenças psicossomáticas e inevitavelmente fechar as portas em um futuro próximo.
Sabemos o quanto esses novos cenários são desafiadores, afinal toda mudança assusta um pouco. Mas a origem do medo, vem justamente por não deter o conhecimento necessário para fazer essas transições de forma assertiva e com os pés no chão.
E é exatamente sobre isso que queremos falar. Te mostrar como é possível adotar medidas seguras para contornar essa fase e adaptar sua empresa para atender às novas demandas.
ENTENDA O SEU CENÁRIO
O primeiro passo é fazer uma análise fria e realista do seu cenário, como de fato a crise está impactando o seu negócio. Pare de olhar para o global por um instante, porque sem que a gente perceba, nos deixamos afetar pelo todo e, muitas vezes, a realidade de outras empresas não é a sua.
Principalmente se estamos falando de um varejo que trabalha com produtos essenciais como alimentação e saúde, por exemplo. Agora é o momento de focar no momento presente e trazer a realidade para o papel.
Mudança de hábito dos consumidores
Analise como os seus clientes estão se comportando nesse momento. Pois, assim como cada empresário recebe a crise de uma forma, os consumidores também divergem em sua postura de compra e a maneira como classificam a importância em suas vidas dos produtos que você comercializa.
O Sebrae traz um estudo muito interessante sobre esses perfis que serve como ferramenta de auxílio para a construção do seu panorama:
Ele classifica os clientes em 4 categorias:
Pé no freio: É o que se sente mais vulnerável e abalado financeiramente. Esse grupo reduz todo o tipo de gasto, eliminando, adiando, diminuindo ou substituindo o consumo.
Abalado, mas paciente: Também economiza em todas as áreas, mas com menos agressividade. É otimista em relação ao longo prazo, mas menos seguro quanto às perspectivas de recuperação no curto prazo ou a sua capacidade de manter o atual padrão de vida.
Estável, tranquilo: É o consumidor em situação financeira mais estável. Seu nível de consumo continua próximo dos níveis pré-crise, embora agora tenda a ser um pouco mais seletivo com o que compra. Acredita na própria capacidade de sobreviver aos solavancos da economia, hoje e no futuro.
Vive o presente: Continua agindo como sempre, sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor. Continua agindo como sempre e, de modo geral, não se preocupa em poupar. Dificilmente alteram os hábitos de consumo, salvo é claro, se perderem o emprego.
A classificação do Sebrae também é feita para os itens de consumo, que estão divididos em:
Essenciais: Produtos e serviços fundamentais à subsistência e ao bem-estar. Exemplo: alimentação, vestuário e saúde.
Agrados: Fonte de prazer cuja compra imediata é tida como justificável. Exemplo: brinquedo, perfume, flor.
Adiáveis: Coisas necessárias ou desejáveis cuja compra pode ser adiada. Exemplo: viagem, carro, lazer.
Dispensáveis: Coisas consideradas desnecessárias. Exemplo: comer fora.
Entendendo como esses perfis pensam, agem e tomam suas decisões e ligando com a categoria da qual sua empresa faz parte, fica mais fácil iniciar o planejamento de ações para ter sucesso e retorno nas vendas, mesmo nesse momento de crise.
DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO
O fato é que essa crise em específico nos traz uma sensação de limitação em relação às saídas que podem ser adotadas, já que estamos falando de uma ameaça biológica, conhecida como Coronavírus ou COVID-19. E diante das medidas impostas pelos governos de isolamento e distanciamento social, pensar em estratégias que realmente funcionem e não coloquem pessoas em risco (tanto funcionários, quanto clientes) se tornam ainda mais importantes e desafiadoras.
UTILIZANDO A INTERNET
Se o distanciamento físico é obrigatório neste momento, a hora é de aproveitarmos ao máximo tudo o que a internet pode nos fornecer. Existem infinitas possibilidades e com certeza alguma delas, vai casar com o seu negócio.
E-commerce e vendas online
Se até o momento você só atendia seus clientes através de um ponto de venda físico, esse é o momento para investir em uma loja virtual. Em situações onde as pessoas não podem sair de suas casas para fazer compras, comprar pela internet será um recurso utilizado.
Nessa hora é importante entender como se posicionar no meio digital, afinal, não basta apenas começar a vender. É preciso anunciar que seu serviço ou produto agora está disponível para ser adquirido pelos meios digitais.
Esses dias segui a indicação de uma amiga para comprar almoço num restaurante do bairro. Quando fui comprar descobri que, na verdade, só quem conhece a dona sabe que eles estão entregando as marmitas. Quantas oportunidades de venda eles estão perdendo por não ter divulgado de forma eficaz?
Delivery
Esse tópico é a continuação do anterior, afinal, quando se vende online é quase que intrínseca a necessidade de fazer, também, a entrega. Incorporar o serviço de entrega também vai ajudar muito nesse momento. Mesmo que você ainda não tenha uma loja virtual, mas seja um microempresário, onde existe uma aproximação maior dos seus clientes, onde eles possam ligar para fazer seus pedidos, por exemplo, ter a opção de levar os produtos até eles, fará toda a diferença.
Monte sua estratégia de posicionamento nas redes sociais (h3)
Se você não tem o hábito de se comunicar através das redes sociais, esse é o período ideal para investir nesse trabalho. Elas serão as vitrines da sua empresa e mais um canal de contato com você. Aposte na produção de conteúdos atrativos, que informem e também vendam seus produtos. É por elas que você poderá divulgar os novos serviços oferecidos, como o e-commerce e delivery, promoções para desafogar estoque, informar sobre a chegada de produtos que estavam em falta, entre outras coisas.
PLANEJAMENTO
De nada vai adiantar correr para implementar todas as medidas sugeridas aqui, se você não fizer um planejamento minucioso antes. O objetivo de adotar novas maneiras de atender o público é de minimizar os efeitos da crise na sua empresa e se você não planejar os passos corretamente vai acabar gerando um desequilíbrio interno, que talvez seja irreversível.
“Avalie a situação financeira da sua empresa. Você deve rever as suas atuais condições financeiras, pois com tantas oscilações econômicas, como queda da bolsa, aumento do dólar e vários outros acontecimentos presentes, não se tem previsão do impacto que o coronavírus terá na economia global. Pelo menos, não até o momento.
Não existe ainda uma previsão da repercussão na economia mundial, por isso os empresários devem se perguntar: Qual é a liquidez financeira que eu tenho para suportar ou atravessar esse período que virá à frente? Eu tenho caixa suficiente para os próximos meses até o quadro do vírus se estabilizar? Irei precisar de linha de crédito? Preciso demitir alguém ou consigo manter o meu quadro de funcionários?
Com esse cenário bem claro, fica mais fácil a tomada de decisões. Você irá poupar desespero e vai evitar erros que impactam o hoje e, principalmente, o amanhã.” – Trecho do artigo 5 dicas contábeis para superar as incertezas, da Solutta Consultoria.
E é exatamente nesse momento que você vai precisar contar com a ajuda de profissionais qualificados, já que estamos falando de um ponto decisivo que pode salvar sua empresa. Uma consultoria de marketing pode te auxiliar a entender como aplicar da melhor forma seu capital visando bons retornos.
Além de um panorama geral, esses profissionais também vão analisar todas as questões do mercado, concorrentes e entender quais os melhores conteúdos e qual a melhor postura a assumir nesse momento.
Entende agora que existem sim medidas que podem ser adotadas imediatamente para gerar oportunidades em meio a crise? E que estamos falando de uma cadeia de ações, onde uma dependerá do bom funcionamento da outra para dar certo?
Então nada de desespero, o momento é de agir. E se quiser contar com uma ajuda qualificada, fale conosco. Esse é o nosso propósito.