Palavra-chave: o coração do blog corporativo
Por Lucas WilchesPostado dia
Palavra-chave: o coração do blog corporativo
Muitas pessoas ainda acham que um blog corporativo não é tão importante quanto o conteúdo nas plataformas de social media. Mas é aí que começa o erro. E um dos mais comuns é negligenciar a estratégia de buscar a palavra-chave correta para o assunto que se pretende discorrer, seja uma notícia, um produto, um serviço ou uma informação a respeito do cliente que você atende.
Por isso vamos falar um pouco sobre a importância de se ter um blog corporativo e, principalmente, de escolher a palavra-chave que fará esse conteúdo ser relevante.
Por que o blog é importante?
Durante anos, especialistas em marketing enfatizaram a importância dos blogs para o sucesso digital. Mas agora é 2019. Por que os blogs ainda são importantes e como as agências e empresas devem aproveitar ao máximo seus recursos de blog?
No momento em que muitas marcas estão se voltando para mais vídeos e marketing de mídia social, os blogs ainda são importantes? A resposta é um retumbante “sim”! Para as empresas que estão começando a desenvolver uma estratégia de marketing, o blog é uma ferramenta de marketing com um baixo custo, que facilita o ranqueamento nas ferramentas de busca, tem retorno tangível, sendo assim uma boa porta de entrada para novos leads.
Para marcas mais estabelecidas, um blog é uma ferramenta ideal para uma estratégia de marketing multifacetada. Se você planejar a construção de um blog e pensar em manter uma atualização consistente, esse conteúdo terá uma alta qualidade e relevância para seu cliente. E isso, surpreendentemente, continua sendo a maneira ideal de direcionar o tráfego e fomentar sua marca.
Quando um blog é bem gerenciado, ele aumenta seus leads de uma maneira espantosa. O Google adora um blog consistente e atualizado com frequência, recompensando o ótimo conteúdo com classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa como uma tendência geral.
O blog também é a maneira perfeita de estabelecer uma voz de marca, tornando-se reconhecível pelos clientes e aumentando a fidelidade. Um ótimo blog mostra que sua marca tem sua própria personalidade, tem toneladas de informações interessantes para difundir conhecimento e vale muito a pena gastar tempo com isso.
Que outra ferramenta de marketing traz leads, ajuda você a criar sua própria presença única em seu nicho e te estabelece como um líder no setor, tudo sem a necessidade de um departamento de marketing em grande escala ou de um orçamento massivo?
Na verdade, simplesmente ter um blog no seu site melhora seu ranking do Google em até 434% (de acordo com dados do próprio Google)! Os blogs regulares com conteúdo de alta qualidade melhoram ainda mais o seu ranking nesse motor de busca.
Apenas ter um site não é suficiente. O Google recompensa sites que publicam conteúdo consistente e informativo que ofereça valor real aos visitantes. O conteúdo atualizado recentemente é ainda melhor. Blogar continua a ser a melhor maneira de conseguir isso.
Daí vem a importância da palavra-chave para seu conteúdo estratégico!
Quão importante é a palavra-chave em blogs?
Se você ainda está escrevendo posts de blog com a densidade de palavra-chave como guia, você precisa parar por aí mesmo. Você ainda está escrevendo como se estivesse no começo dos anos 2000? Você tenta espremer uma lista de palavras-chave em frases onde elas simplesmente não fazem sentido? Os mecanismos de pesquisa já se ligaram nisso há algum tempo…
Um artigo bem escrito irá naturalmente incorporar as palavras-chave relevantes necessárias para uma melhor classificação. Seu texto deve ser focado o suficiente onde você pode otimizar de maneira eficiente o artigo para apenas uma ou duas palavras-chave grandes (ou, no termo em inglês: longtail).
Como usar a palavra-chave em blogs?
Primeiramente, você precisa se colocar na mentalidade do usuário. Se você estiver pesquisando informações sobre um determinado assunto, que tipo de consultas você estaria digitando no Google? Ao realizar essas pesquisas, quais sites aparecerão nos primeiros resultados?
Verifique os sites e leia os artigos que aparecem no ranking da primeira página para esses termos buscados. E faça a você mesmo a pergunta: eles satisfazem sua intenção da busca? Se não, por quê?
Talvez você possa fornecer informações melhores sobre o assunto, ou talvez essas não sejam as palavras-chave certas que a maioria das pessoas está usando para encontrar o tipo de informação em seu artigo. É importante determinar a intenção da consulta de pesquisa do usuário senão, mesmo se você classificar bem a palavra-chave escolhida, não será possível fornecer as informações que esses usuários estão procurando e eles só irão olhar e sair do site ou blog.
Não precisa ser nenhum detetive para saber o final da busca do usuário: o seu blog. Esse é o objetivo final. Você só precisa trabalhar com estratégia pensando um passo atrás para descobrir como o leitor chega lá. Para fazer isso, você precisará analisar os sites que estão mais bem ranqueados para os termos que você gostaria que sua postagem fosse classificada.
É importante também colocar links em seu artigo, pois isso mostrará aos mecanismos de pesquisa que sua postagem é altamente relevante. Consequentemente seu blog terá uma melhor classificação e terá mais chances de aparecer no alto da página nos termos da pesquisa buscados.
Densidade de palavra-chave: como fazer?
Como dissemos, se você só escreve pensando na densidade da palavra-chave que foi definida na sua estratégia, então comece a repensar esse critério. Mas preste atenção que isso não significa que a densidade da palavra-chave não seja importante, mas alertar que o uso disso mudou ao longo dos anos. Os motores de busca ficaram mais inteligentes.
A densidade das palavras-chave escolhidas em seu artigo não deve impedi-lo de escrever de forma criativa e concisa. Não deve haver uma negociação entre quão bem o conteúdo é escrito e quão bem o conteúdo é otimizado. A qualidade e a otimização do mecanismo de busca do conteúdo precisam encontrar uma maneira de se harmonizar para que nenhum dos dois comprometa o outro. Esse é o ponto-chave da questão.
É exatamente aí que as ferramentas de densidade de palavras-chave são úteis. E estamos falando não de verificar se você usou uma determinada palavra-chave com frequência suficiente, mas como você usou a linguagem em todo o artigo em geral. Se você perceber que tem algumas palavras-chave com uma densidade anormalmente alta, já pensou em usar um sinônimo? Procure ampliar o vocabulário, assim seu texto não fica enfadonho para o leitor.
Não apenas sinônimos, mas também preste atenção ao conteúdo ao redor da palavra-chave e como você está usando termos relacionados para adicionar mais relevância aos termos. O Google usa o LSI (Latent Semantic Indexing) para processar informações online. Se você está se concentrando demais nas palavras-chave escolhidas, a ponto de ignorar completamente esses outros termos relacionados (que os mecanismos de pesquisa, como o Google, esperam “achar” isso em seu artigo), eles podem considerar que seu conteúdo não é tão relevante, ou interpretam como de baixa qualidade. Infelizmente (ou felizmente!) a realidade é essa…
Certifique-se também de colocar links internos às suas outras postagens em seu conteúdo, fazendo referência a seus próprios artigos e páginas quando achar relevante. Ao vincular internamente dessa maneira, você não está apenas indicando aos mecanismos de pesquisa que esses posts são relacionados uns aos outros, mas também fornece aos leitores um recurso adicional útil para incrementar os pontos e assuntos que você está escrevendo no blog.
Lembre-se: cada link deve ser valioso para o leitor, mas não exagere. Muitos links diferentes fazem o conteúdo parecer menos relevante e pode acabar sendo como spam aos olhos dos mecanismos de busca.
Onde mais você pode colocar suas palavras-chave?
- Seu URL / permalink – Obviamente sua palavra-chave principal precisa estar no título, mas ela precisa ser curta e descritiva. Preferencialmente, o termo precisa refletir o título do artigo, mas permanecer no alvo desejado, isto é, sua palavra-chave precisa estar muito bem amarrada no conteúdo para que o título seja o mais assertivo possível.
- Suas imagens – Não se esqueça de marcar as suas imagens no conteúdo. Embora o Google seja inteligente o suficiente para adivinhar o tema da imagem, a julgar pelo conteúdo próximo em torno da imagem, o Google ainda não consegue ler as imagens com precisão. Ao “taguear” as imagens, você está dizendo ao Google o que a imagem está representando usando palavras-chave. Mas, novamente, é importante não encher a tag com palavras-chave que não são lidas naturalmente. A finalidade das alt-tags é fazer com que as pessoas que não possuem navegadores que suportam ou exibam imagens possam dizer o que está na imagem pela descrição curta na tag. E a palavra-chave deve fazer exatamente isso.
- Seu título – Preferencialmente, o título deve ser um H1 e incluir a palavra-chave no começo. Pense nisso desde o começo quando for definir o assunto e consulte outras fontes para escrever o título da melhor maneira com o número certo de caracteres; é quase como que um exercício de manchete de jornal.
Ao criar posts de blog, você está essencialmente indicando ao Google que essa página da web é a mais relevante para a consulta de pesquisa do usuário. Isso é growth content. É isso que a Atracto faz!
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