fbpx
Facebook Instagram Vimeo Youtube RSS

Os termos de Marketing que todo profissional deve saber

Por
Postado dia

Os termos de Marketing que todo profissional deve saber

Se você é um profissional de Marketing novo no ramo, ou se está querendo adentrar o novo mundo do Marketing, pode ter se deparado com algumas palavras um pouco difíceis, certo? Os termos de Marketing podem ser complicados para quem se depara com eles pela primeira vez, mas não tema!

Estamos aqui para ajudar! 😉

Muitos termos de marketing em inglês não possuem tradução para português, o que pode ser confuso para os que não falam a língua. E se você está envolvido com marketing, vendas ou tem um negócio, não pode ficar sem saber esses termos!

Vamos lá?

Marketing digital

Se você é uma pessoa e está presente na internet, já presenciou o marketing digital, mesmo que não saiba! Se o marketing tradicional significa atrair clientes para fazer uma venda, o marketing digital faz a mesma coisa, só que na internet.

O marketing digital pode utilizar de blogs, sites, redes sociais, anúncios e o que mais estiver ao seu dispor para tentar atrair o cliente. Por possuir tantos meios para explorar, é um dos melhores canais para fazer marketing!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um método de fazer marketing, baseado na atração. A ideia do Inbound é atrair as pessoas, chamando sua atenção. Mas, ao invés do marketing tradicional, que se baseia quase 100% na publicidade, o Inbound faz isso com conteúdo interessante e relevante, respondendo as perguntas que as pessoas estão fazendo.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing possui uma abordagem muito mais direta do que o Inbound. Enquanto o Inbound produz conteúdo para atrair os clientes, o Outbound se dirige a eles diretamente, sem esperar que eles “descubram” sua marca ou empresa.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o Marketing Inbound e Outbound não são “inimigos”. De fato, podem ser utilizados em conjunto para maiores resultados!

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é um dos termos de marketing mais utilizados nos últimos tempos, mas muitas pessoas o confundem com o Inbound. Embora os dois trabalhem com conteúdo, o marketing de conteúdo é apenas parte do método Inbound.

Cabe ao marketing de conteúdo a parte de planejar, produzir e compartilhar todo o conteúdo que é utilizado no Inbound. Além do mais, é com o marketing de conteúdo que podemos medir todos os resultados.

SEO

SEO é um dos termos de Marketing mais procurado e utilizado! Ele significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca.

Mas o que isso quer dizer?

Toda vez que você tem uma dúvida e busca algo em um motor de busca, como o Google, recebe várias páginas de resultados como resposta. Mas aqui vai uma pergunta: qual foi a última vez que você foi para a quarta ou quinta página do Google?

Faz tempo que nem passa da segunda, certo? Pois é. Por isso o SEO é tão importante! Com ele você otimiza os resultados do Google para que o seu site apareça entre os primeiros resultados! Assim você tem muito mais chances de seus clientes encontrarem o seu conteúdo e se interessem pelo seu produto!

Quer saber mais sobre SEO? Então dá uma olhadinha nesse artigo completo sobre o assunto!

Leads

O lead nada mais é do que um cliente em potencial. Qualquer pessoa que se interesse pelo conteúdo que você produz já pode ser considerado um lead.

O que você pode estar se perguntando é como fazer um lead se tornar um cliente? Bem, para isso existe o funil de vendas, que veremos melhor no próximo item.

Funil de Marketing

Quando se trabalha com marketing de conteúdo, um dos termos de marketing que mais escutamos (e um dos mais importantes!) é o funil de marketing. Esse funil é o responsável por levar os leads até o fundo, onde acontece a venda.

O funil de marketing, num geral, possui três estágios: topo, meio e fundo.

Topo de funil

É no topo de funil que devemos criar o conteúdo mais informativo e educador possível, pois o lead ainda não tem interesse em comprar seu produto: está apenas curioso. É a parte mais larga do funil, em que você mais receberá visitas!

Os leads de topo de funil podem não ser clientes ainda, mas isso não significa que devem ser tratados com menos importância. Pelo contrário! É exatamente nesse estágio que os leads devem encontrar o melhor conteúdo possível para se tornarem clientes fiéis da sua marca!

Meio de funil

O meio de funil é o momento da conversão, ou seja, o momento em que seu lead descobriu que tem um problema e começa a procurar soluções para resolvê-lo.

Porém esse ainda não é o momento da venda: o lead já está interessado no que você oferece, mas precisa de conteúdo mais aprofundado, para ter certeza que realmente quer comprar. É o momento de fornecer ainda mais informações e detalhes para tentar resolver o seu problema.

Fundo de funil

O conteúdo de fundo de funil deve ser específico para conseguir a venda: chegou o momento de falar da sua empresa! Lembra daquele problema que o lead descobriu que tem lá no meio do funil? Esse é o momento de você mostrar o seu produto ou serviço e explicar exatamente o porquê dele ser a melhor solução!

Landing Page

A landing page é uma página do seu site ou blog dedicada exclusivamente a uma oferta. Você pode utilizar a landing page para vender o seu produto, ou para oferecer um material gratuito. Nesse caso, seu lead pagará o material com algo muito simples (para ele), mas muito importante (para você): informações pessoais.

Essas informações serão essenciais na hora de nutrir esse lead pelo funil de vendas, para que você possa enviar e-mails ou até mesmo telefonar.

CRM

CRM é um daqueles termos de marketing em inglês que escutamos muito, mas nem sempre sabemos o que significa. A sigla vem de Customer Relationship Management, que no português é traduzido para “Gestão de relacionamento com o cliente”.

O CRM é um software de gerenciamento que concentra informações dos clientes para ajudar os vendedores a não apenas fazer a sua venda, mas manter um bom relacionamento com o consumidor antes, durante e depois da venda.

ROI

“Fazer ‘tal coisa’ dá ROI?”

Quem nunca ouviu uma frase parecida com essa, não é mesmo? O ROI nada mais é do que o retorno sobre investimento (Return on Investiment, no inglês), ou seja, o resultado financeiro das suas estratégias de marketing. Essa é a melhor forma de saber se o dinheiro investido está dando resultados ou não.

Dessa forma fica mais fácil saber exatamente qual estratégia dá mais lucro e quais não.

Growth Hacking

Mais um dos termos de marketing que mais tem sido usados nos últimos tempos! O Growth Hacking é um conjunto de técnicas utilizadas por um profissional (o Growth Hacker) para fazer uma empresa crescer rapidamente.

Storytelling

O Storytelling é basicamente a arte de contar histórias para engajar emocionalmente um público, seja com o objetivo de vender um produto, falar da sua própria empresa ou criar um conteúdo mais informativo.

Se quiser saber mais sobre o que é o storytelling e como ele pode ser usado no marketing, veja nosso artigo com muito mais informações! [LINK artigo storytelling]

KPI

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho. Esse é o indicador usado para medir o desempenho dos processos da sua empresa e utilizar esses resultados para alcançar seus objetivos.

É por meio dos KPIs que se pode ter uma visão muito mais aprofundada dos problemas e oportunidades que a equipe de marketing vai se deparar e, assim, poder se preparar para cada situação.

Newsletter

A newsletter, ou o “boletim informativo” é muitas vezes confundida com outros termos de marketing, como o e-mail marketing. No entanto, uma newsletter é apenas um pedaço de toda a estratégia de marketing que utiliza e-mails.

Lembra do marketing de conteúdo? A newsletter tem a ideia geral de entregar conteúdos periódicos na caixa de e-mail do lead, que provavelmente entregou suas informações em uma landing page, conforme vimos lá em cima, em troca de alguma coisa.

Persona

A persona é a parte mais específica de um público alvo.

Enquanto o público alvo é muito mais geral, a persona é a representação de um cliente ideal, que especifica um perfil único, com dados como idade, profissão, quem essa pessoa é, o que faz e o que deseja.

Quer saber mais? Veja esse artigo com muito mais informações sobre Persona!

Webinar

O webinar é uma grande revolução no mundo dos negócios e do marketing! Ele é como uma palestra ou apresentação, só que online. É uma das melhores formas de gerar leads, pois possui altos índices de engajamento.

Podem ser ao vivo ou gravados, porém o webinar ao vivo tem o benefício da interação dos usuários, podendo enviar comentários, fazer perguntas e se conectar diretamente com o orador, mesmo que à distância.

Branding

O Branding é um dos termos de marketing que pode ser confundido com outro: marca. No entanto, o branding não é a marca e sim a sua gestão. Ele envolve tudo que envolve a percepção que o consumidor tem em relação à marca, seja seus produtos, serviços e todos os canais de comunicação, como as redes sociais e até mesmo como as equipes se dirigem ao cliente.

CTA

CTA é a sigla para Call-to-action, ou seja, a chamada para ação. Um CTA é utilizado de diversas maneiras, de forma a, literalmente, chamar o usuário para fazer alguma coisa. Pode ser usado no final de um texto chamando o usuário para comentar, no final de um vídeo chamando para curtir e se inscrever no canal, entre outros.

O importante do CTA é que ele sempre deve estar no final do conteúdo e ser simplesmente irresistível, de modo que o usuário realmente faça a ação esperada.

B2B

O B2B, sigla para business-to-business é a sigla utilizada para se referir ao comércio estabelecido entre empresas. Portanto, um negócio B2B é um que presta serviço a outras empresas.

B2C

Já o B2C é a sigla para business-to-customer, ou seja, o comércio realizado diretamente entre a empresa prestadora de serviços ou produtos e o consumidor final. Isso significa que se o seu negócio é B2C você presta serviço direto a pessoas e não a empresas.

Market Share

O Market Share é a participação de uma empresa no mercado ao qual se insere. Ele também é chamado de quota ou fatia de mercado. O Market Share serve para determinar a força de uma empresa, além das dificuldades que enfrenta, assim como a aceitação de seus produtos.

Agora que você já sabe os termos de marketing…

Hoje em dia é praticamente impossível ser um profissional de qualidade sem saber desses termos de marketing. Mas agora que você já sabe, já está muito mais a frente! Não é ótimo?!

Você pode utilizar esse artigo como um glossário de termos de marketing sempre que precisar! E se tiver alguma dúvida ou sugestão, já sabe, é só falar com a gente! Que tal deixar um comentário aqui embaixo?

Qual desses termos de marketing você mais usa? Conta pra gente!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário