fbpx
Facebook Instagram Vimeo Youtube RSS

Marketing: Estratégia de crescimento precisa de bom conteúdo

Por
Postado dia

O conteúdo é um ótimo mecanismo de crescimento para o seu negócio. Essa afirmação é tão verdade que você pode pesquisar por aí e constatar que os principais conselhos de gente graúda no marketing são na direção de produzir conteúdo interessante que as pessoas vão querer ler, assistir e/ou ouvir. Porém, sem uma estratégia de crescimento bem definida, o conteúdo pode virar apenas um montão de palavras jogadas na rede e que não trarão a relevância nem o resultado que uma empresa espera.

Há muita conversa sobre marketing de conteúdo no momento. Jogue no Google o termo “marketing de conteúdo” e você encontrará algumas coisas incríveis sobre como usar o mecanismo de buscas a seu favor, como criar relevância e verificar se suas postagens estão entre os 10 melhores resultados. 

São todos esquemas de “enriquecimento rápido” sobre marketing e promoção, mas muito, muito pouco sobre o conteúdo em si. E menos ainda sobre estratégia de crescimento baseada em conteúdo.

É comum encontrarmos no mercado de marketing algumas empresas e profissionais que se tornaram especialistas em conteúdos grandes, sempre dizendo que é um “ótimo conteúdo”, e que produzem muitos posts longos, mas que não têm nada original a dizer. Você também já deve ter visto isso por aí, não é mesmo? Só que isso vai contra a verdadeira estratégia de crescimento através de um conteúdo qualitativo.

Repare, quantos posts “épicos” de mais de 3000 palavras você leu que não ensinaram nada de novo? Para nós, foram muitos…

Logo, para a Atracto, o comprimento de um texto não significa um ótimo conteúdo. A criação qualitativa precisa se sobrepor à quantitativa e essa ideia deve ser defendida com veemência.

Por essa razão é que focamos na estratégia de crescimento baseado na relevância do conteúdo, o chamado growth content. E isso os dá segurança para afirmar que o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais rentáveis ​​para o crescimento de um negócio.

Dessa forma, pensamos em algumas diretrizes para criar a estratégia de crescimento com o conteúdo assertivo para os propósitos dos negócios dos clientes, tais como:

  • Isso impulsiona o tráfego?
  • A audiência é qualificada?
  • Isso gera leads ou vendas?

E em cima dessas premissas, podemos tirar algumas ideias que vão nortear a estratégia de crescimento do negócio através do growth content.

Crie conteúdos “perenes”

O termo em inglês usado para esse tipo de ideia é “evergreen content”, que aqui podemos traduzir para perene. E é esse mesmo o sentido. Mas o que é conteúdo perene? Em marketing, se trata daquele conteúdo que aborda temas atemporais e que se mantém relevante, ao contrário de temas mais “quentes” ou “da moda”.

Textos mais informativos, que não tenham vínculo com temas datados no corpo, geram tráfego por muito mais tempo justamente por serem atemporais. Se você quiser criar conteúdo perene, usar os líderes de uma organização como cabeças pensantes é uma obrigação. 

Diretores, vice-presidentes, CEOs e especialistas em um determinado assunto têm muito mais peso para a estratégia de crescimento do que um reles redator (como este que vos escreve) e aumenta muito a probabilidade desse conteúdo se tornar relevante por muito tempo.

E produzir conteúdo perene é um exercício que você precisa fazer com regularidade, até porque leva tempo para se chegar em uma estratégia de crescimento que realmente seja acertada em todos os seus pontos. Não dá para você simplesmente ativar uma tática de marketing e ver resultados gigantes na semana seguinte. 

Quer um exemplo? Se você escrever um texto de blog sobre como resolver um problema usando uma solução fácil para quem ler, você tem muito mais chance de manter esse conteúdo sendo acessado do que escrever sobre o lançamento de um novo telefone. Quem busca por saber as novidades sobre o lançamento do telefone vai fazer isso em um período de mais ou menos um ano, enquanto que a solução do problema pode ser relevante por um tempo praticamente indeterminado.

Sem contar que um blog com conteúdo perene é mais fácil de gerenciar porque você não está tentando executar um calendário de notícias e descobrir quais eventos atuais estão surgindo para falar sobre eles.

Mas por que todo mundo não faz isso, então?

Há algumas armadilhas nas quais muitos blogs corporativos se encaixam. O primeiro deles é a morte por listas de recursos e soluções. É legal colocar as suas soluções, mas falar de si o tempo todo é muito cabotino. E, com o tempo, isso se torna enfadonho demais para manter o interesse de acompanhar as atualizações.

Também existe aquele tipo de blog “Instagram”, que geralmente apresenta muitas fotos do CEO, que geralmente usa um terno e barba milimetricamente desenhada e por fazer, ou a CEO em roupas mais justas tentando se mostrar antenada na moda. No entanto, o(a) CEO nem contribui para o blog. Ele(a) não quer que nada controverso ou opinativo apareça nesse blog. Mas, ora, não é justamente por isso que as pessoas vêm até você? Elas querem ler algo que tenha uma opinião, que tenha uma resposta do especialista e com o rosto ali! 

Outra armadilha são as pessoas que tentam criar conteúdo que acham legal e ousado. Eles acreditam que conseguirão uma audiência e, quando o público chegar, é claro que vão comprar o produto (o que não é verdade). 

O uso do jornalismo como estratégia de crescimento

Trazendo o pensamento de volta à Terra, uma grande ajuda vem do jornalismo. Redigir conteúdos com uma pegada jornalística faz bem para a relevância do seu blog. E uma técnica essencial, nesse caso, é a técnica das 6 perguntas básicas do jornalismo que todo texto (de notícias) deve responder: o que, quem, onde, quando, por que e como.

Quem vai produzir seu conteúdo?
A resposta é: os especialistas. Estas são as pessoas que fazem o trabalho. Para os clientes que a Atracto atende, são os gerentes de produto, os contadores, os desenvolvedores, o comercial, o atendimento. Nosso trabalho é sentar com esses especialistas e dizer-lhes o que faz uma boa história em que as pessoas possam se interessar. Então, eles criam as ideias e as pautas e nós ajudamos a editar a história e torná-la melhor.

Sem essa ajuda essencial, é como ir para uma briga de facas com um canivete suíço. Bem, o canivete é uma faca, mas numa briga de facas você já sai em desvantagem. Especialistas irão escrever algo com muito mais profundidade do que qualquer coisa que eu escreva como editor ou jornalista. E é muito importante que essa diretriz venha do topo da organização. 

O que você vai escrever?
Na Atracto, acreditamos que a mensagem certa deve ser enviada ao usuário certo no momento certo e no dispositivo certo. É escrever conteúdo essencial que realmente se relacione com sua empresa e o que você acredita. Pense sobre quais são suas principais convicções como empresa e, em seguida, comece a escrever sobre elas. Essa é a verdadeira estratégia de crescimento aliada ao conteúdo assertivo.

A Atracto é uma startup. E construir uma startup é um salto de fé. Você está pulando do penhasco e não sabe o que vai acontecer na descida. Se com nosso conhecimento acumulado pudermos ajudar as pessoas a construir uma pequena parte do paraquedas, esse será um conteúdo realmente valioso pelo qual nossos clientes vão constantemente nos buscar.

Se você tem uma startup, uma empresa, precisa ser especialista em alguma coisa. Você conhece seu mercado. Tenha uma opinião sobre isso e escreva sobre esse conteúdo. Se os clientes em potencial vêm até você e veem você como uma referência no assunto, se você puder ajudá-los, isso será realmente valioso.

Onde você vai publicar?
Essa é (ou deveria ser) a parte mais simples. Você tem vários meios para colocar seu conteúdo na rede de forma visível, seja WordPress, LinkedIn, Blogger, Medium ou outra plataforma similar. O problema é que isso começou a ficar mais complicado agora… Podemos ver o crescimento de outras plataformas, como podcasts (que estão muito populares no momento), canais de vídeo e até mesmo a criação e publicação de livros.

De qualquer forma, pense no conteúdo multiplataforma, que seja adequado para todos os lugares diferentes que você pode colocar. A estratégia de crescimento passa por conseguir amarrar todo o conteúdo nas várias plataformas. Por exemplo: você pode falar sobre um determinado produto do cliente explicando as vantagens em um texto, mostrando em vídeo como são as funcionalidades na tela e fazer um podcast com um especialista da área comentando como aquele produto resolve um problema comum no mercado.

Quando você vai publicar?
Este é um dos maiores erros que as empresas e gestores cometem. A empolgação em ter uma estratégia de marketing de conteúdo pode levar à ideia de “Vamos publicar todos os dias; vamos publicar três vezes por semana”. Essa meta é inatingível! E, depois de um tempo, além de perder o fôlego da ‘novidade’, fica difícil de produzir conteúdo diferente e relevante porque as ideias se esgotam. O excesso de entusiasmo nos primeiros dias é um grande problema.

O “pulo do gato” é, na hora de pensar na estratégia de crescimento do conteúdo, encontrar a hora de publicar ou definir como encontrar o tempo para planejar a construção desse conteúdo. Acertar na periodicidade deve ser uma parte essencial de suas atividades de marketing. Estude o público, faça testes e se baseie em dados para definir melhor essa etapa.

Por que você está produzindo conteúdo?
Não perca de vista porque você está fazendo isso. O conteúdo gera muito reconhecimento de mídia social e muito tráfego, mas isso não paga as contas.

Tenha o objetivo definido desde o começo e enriqueça suas plataformas baseado nessa premissa. Lembre-se: o engajamento é muito mais importante que o tráfego!

Como você vai produzir todo esse conteúdo?
Criar conteúdo é uma daquelas coisas que você aprende fazendo. Pegar ideias que pairam ao redor, ler artigos do Medium, checar o Twitter ou buscar artigos diferentes – tudo isso é válido, mas nenhuma dessas coisas são realmente produção de conteúdo. A única maneira de fazer isso é levantar e FAZER! É meio que como correr… Sentado no sofá pensando em onde você vai correr na próxima semana não funciona. Você tem de se levantar, calçar o tênis e se mexer. Faça isso e cometa seus erros cedo, quando você ainda é relativamente pequeno.

Pense na estratégia de crescimento. Configure um calendário simples para ideias. Imagine seus fluxos de trabalho para publicar as coisas. Tenha uma agenda elaborada ao lado do cliente para saber os pontos relevantes para ele. E comece!

Se você gosta de nossa abordagem de edição e publicação, por que não saber mais o que podemos fazer por você? Entre em contato!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário