fbpx
Facebook Instagram Vimeo Youtube RSS

Marketing digital: esqueça a busca pela bala de prata

Por
Postado dia

Forbes Under 30. Um milhão de vendas em uma semana com infoproduto. 5 milhões de seguidores em 30 dias no Instagram. Quebrar a internet com um post lacrador que eleva minha empresa para o rol daquelas mais seguidas de toda a história. Quando olhamos para o lado enxergamos vários milestones que nos trazem aquele sentimento de inveja, que muitos dizem ser a tal inveja branca, mas que, no fundo, nos causa até úlceras no estômago.

Afinal, queremos ser igual aquele empresário de 26 anos, prodígio, que foi listado na Forbes. Ou como o outro que tem uma startup de marketing digital que é referência no mercado e já é, inclusive, cotada para ser vendida a um grupo de investidores em breve.

 

Quando olhamos para o lado vemos que tem gente brilhando e conquistando milhões e milhões de receita. Mas, muito além disso, muito além do arco-íris, precisamos nos forçar  a olhar a outra ponta… Aquela que popularmente o pessoal recita assim: “Estão vendo as cachaças que eu tomo, mas não enxergam os tombos que eu levo”

 

Dá para bombar? Dá! Mas cada qual tem seu tempo, seu produto, seu contexto. E antes de pensar em “ganhar na mega sena”, e fazer da nossa vida uma eterna fila na porta da Lotérica, precisamos dar um passo atrás e lembrar que, como dizia Muricy Ramalho, icônico ex-treinador de futebol, só teremos resultados assertivos se pudermos repetir a frase que ficou conhecida como mantra do técnico: “Aqui é trabalho, meu filho!”.


Marketing digital de resultado é marketing digital de trabalho

 

Talvez você já tenha entendido a linha de raciocínio que quero imprimir nesse texto, mas antes de continuar deixa eu falar uma coisa: ESQUEÇA A BALA DE PRATA! Tava achando que eu não abordaria o que está no título, não é mesmo?

 

Bom, como se sabe, no folclore, uma bala de prata é supostamente o único tipo de munição capaz de matar lobisomens, bruxas e outros monstros. Não só bala de prata, mas flechas de pratas também pode ser um item utilizado para matar alguns monstros.

 

Nosso “monstro” aqui é ter alta performance com o marketing digital. E nossa bala de prata é…? ELA NÃO EXISTE! Tchan, nan… O que existe no marketing digital, como dito um pouco acima, é trabalho, e muito trabalho! Não estou dizendo que “Fórmulas de Lançamento”, “Estratégias para levar do zero a escala”, e tantas outras técnicas não funcionam. Quem sou eu para criticar, por exemplo, um Érico Rocha que é um cara inteligentíssimo e conseguiu disseminar um produto que o tornou um dos caras mais bem sucedidos na história do marketing brasileiro?!

 

O ponto em questão é que até podemos – e devemos! – ter referências de quem conseguiu resultados astronômicos, ler livros com cases nacionais e internacionais de sucesso com o marketing digital, mas devemos – e devemos muito! – nos debruçar em criar estratégias que tenham real fit com meu produto e com meu negócio.

 

Simplesmente copiar o que os outros fazem e achar que terei sucesso dessa forma pode ser um grande equívoco e pode levar a perder tempo e dinheiro. Pode dar certo? Pode. Mas como saber as chances se a réplica, apesar de seguir um suposto passo a passo do sucesso, não consegue imitar o contexto, a época e a forma com que os consumidores agiam em determinado momento?

 

Pois, bem… ter referências é sempre bom e nos norteia para muitas ações, mas no marketing digital, como no marketing como um todo, precisamos estudar o mercado, entender a postura dos concorrentes, definir como vamos nos posicionar, criar as estratégias que estejam de acordo com o aqui e agora (como, por exemplo, aproveitar a crise para alavancar o marketing digital da empresa!) e, aí, sim, correr pro abraço!

 

Eu disse que não existe bala de prata no marketing digital?

 

É, eu disse… e digo de novo que não existe, afinal, seria ousadia demais me contradizer a essa altura e cravar que “há uma fórmula do sucesso”. No entanto, o que eu ainda não disse é o que acredito ser o caminho da vitória para as empresas que querem se posicionar nos meios digitais.

 

Bom, para mim é simples: conteúdo! Sim, conteúdo relevante e assertivo, que esteja de acordo com sua estratégia. Gosto de dizer que a tecnologia e os robôs têm aparecido e vão tomar o lugar de muita gente, destruir muitas funções, copiar muitos serviços… Mas o que eles não fazem de maneira alguma é ter as suas histórias, ter o seu conteúdo. A sua experiência e tudo que você construiu são apenas seus!

 

Aposte em um marketing digital de conteúdo. Aposte em boas histórias, seja lá o formato que você quer: texto, vídeo, podcast… Invista tempo e dinheiro para que sua marca tenha cara, corpo e… conteúdo! Numa era de mais revoluções tecnológicas e robóticas, quem foca no ser humano é rei. E para focar no ser humano precisamos falar como um.

 

Podemos até não ter bala de prata para fazer nosso projeto ser o mais incrível da noite pro dia. Mas temos estratégia e conteúdo que, sem dúvida alguma, vão nos levar ao nosso objetivo. No tempo certo. Com conteúdo certo. E com uma história que teremos orgulho de contar. Afinal, a experiência de sucesso será unicamente nossa.

   

Deixe seu comentário