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Leads qualificados: como transformar seguidores em clientes?

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Será que a sua empresa possui apenas seguidores, ou leads qualificados? Todo mundo já deve ter feito essa pergunta alguma vez, certo? Possuir leads qualificados é o que realmente faz a diferença para o seu negócio, mas nem todo mundo sabe disso, ou entende a diferença entre leads e seguidores.

Os seguidores são aqueles que conhecem a sua empresa, mas não necessariamente estão interessados no seu produto.

Pode ser difícil de ouvir, mas esta é a verdade. Nem todo mundo estará aberto para consumir o que você está oferecendo, mas podem estar interessados no que você oferece de conteúdo. Então como saber a diferença entre um seguidor e um lead qualificado?

De acordo com a Resultados Digitais, podemos classificar os leads em três grupos:

  • Bons leads, com intenção de compra clara.
  • Bons leads que ainda não estão no momento certo de compra.
  • Leads ruins para vendas: pessoas interessadas no seu conteúdo, mas que não conseguiriam aproveitar seu produto.

Como você já deve ter imaginado, é com os bons leads do segundo grupo que teremos que trabalhar: nutrí-los, engaja-los e qualificá-los para a venda, já que os do primeiro grupo estão prontos para serem entregues ao time de vendas. E como faremos isso? É o que veremos a seguir.

Como gerar leads qualificados?

Um potencial consumidor vai até o seu site ou redes sociais atrás de alguma coisa. Ele encontra aquilo que procura? Essa é a primeira questão a ser considerada, afinal, se alguém procurar algo no seu site e não encontrar, a chance de não retornar mais é muito grande. E lá se vai um lead em potencial!

Por isso o marketing de conteúdo é essencial para toda empresa e marca que quer se destacar no mercado. É com ele que você cria uma estratégia específica, com conteúdos regulares para não apenas chamar os seus leads, mas engaja-los e nutrí-los.

No entanto, é necessário muito planejamento, para que suas estratégias não tenham o efeito contrário, afastando possíveis clientes.

Produção de conteúdo periódico

A produção de conteúdo é uma das partes mais importantes do marketing de conteúdo, estando inclusive no seu nome. É o conteúdo que vai atrair as pessoas até o seu site.

Como?

Através dos motores de busca.

Toda vez que alguém tem alguma dúvida, rapidamente a expressa para o Google, esperando receber uma resposta satisfatória. Mas aí é que entra uma questão muito importante: você sabia que, de acordo com uma pesquisa da imForza, 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados do Google?

No mar de informações existentes na internet, como você faz para que o seu conteúdo esteja na primeira página, recebendo, assim, muito mais atenção do que os seus concorrentes? Através do SEO.

Ah, escrevemos um post falando tudo sobre o SEO, dá uma olhadinha!

Mas de nada adianta ranquear muito bem a sua página, se ela não tiver conteúdo interessante e relevante para o seu lead. Por isso, mãos à obra: escreva, grave, crie suas artes! Seus leads estão esperando por eles!

E como não podia ser diferente, crie conteúdo relevante e periódico. A periodicidade do seu conteúdo depende do que você achar melhor, podendo ser semanal, mensal ou até mesmo diário!

No caso das redes sociais, o ideal é que você tenha bons conteúdos todos os dias e em diferentes horários.

Avance o lead no funil

Para gerar leads qualificados, você deve atraí-los até a sua página. É através do SEO, como falamos anteriormente, que as pessoas encontrarão a sua página e as suas redes. No entanto, o que vai definir se elas voltarão mais vezes é o conteúdo relevante que você entregará.

Você pode, inclusive, utilizar esses materiais para aumentar o interesse dos seus leads naquilo que você produz. 

Por exemplo, se você criou um blog post falando sobre teoria da música, um ebook ou vídeo indo mais a fundo no assunto é um excelente material para avançar o lead no funil de vendas. 

Adicione links para levar a pessoa ao material e use e abuse das landing pages! Além de serem ótimas para avançar o lead no funil de vendas, ainda auxiliam a conseguir ainda mais leads para sua equipe de vendas!

Qualifique os novos leads

Depois de conseguir novos leads, é importante qualificá-los, para justamente saber em qual grupo eles se classificam. Lembra deles? Os leads bons com intenção de compra, os leads bons que não estão preparados para compra e os leads ruins, sem interesse no seu produto.

É só sabendo em qual grupo seus leads estão que você saberá a melhor estratégia para avançá-los no funil e completar a tão desejada venda.

Utilizando os formulários que você recebeu das landing pages, classifique e qualifique seus novos leads:

  • Analise cada formulário recebido.
  • Entenda a origem de cada lead. Como chegaram ao seu site? O que estavam buscando? Que conteúdos acessaram antes de chegar à landing page?
  • Analise os downloads dos conteúdos, percebendo quais geraram mais conversões. Assim, você poderá entender o que funciona melhor com seus seguidores.
  • Analise também cada e-mail marketing: saiba o número de aberturas, cliques e links mais clicados.

A qualificação de lead é um processo de muitos testes. É analisando todas as suas informações que você tomará decisões cada vez mais precisas.

Como evitar erros na sua qualificação de leads?

Para ter leads qualificados e não apenas seguidores, é essencial evitar erros na hora da qualificação. Leads mal qualificados podem ser muito ruins para todo o seu processo de marketing e vendas. 

É só imaginar o tempo que um vendedor demandaria para fazer uma venda para alguém que não está pronto para comprar, ou nem mesmo tem o interesse: além de ser ruim para ambas as partes, isso pode criar uma imagem negativa da sua empresa.

Por isso é fundamental que você tenha um processo já definido na hora de qualificar os seus leads. Sem ele, alguns erros podem acontecer, como esses exemplos que a Hubspot definiu:

  • Qualificar leads de maneira intuitiva, ou seja, com base nas suas próprias percepções, opiniões e preconceitos;
  • Qualificar a pessoa e não a empresa;
  • Gastar tempo precioso do comercial com leads desqualificados.

Qualificar mal os leads não apenas gasta o seu tempo. Gasta o seu dinheiro! Afinal, se um vendedor está tentando fazer uma venda que não será concretizada, está demandando tempo que poderia estar efetivamente fazendo uma venda e, assim, gerando lucro!

Dicas para qualificação de leads

Se você chegou até aqui, com toda certeza já está muito mais familiarizado com a qualificação de leads e já sabe quais erros deve evitar.

Veja agora algumas dicas gerais que separamos para você!

Quem deve qualificar os leads?

O serviço de qualificação dos leads é exclusivo do marketing! É a equipe de marketing que conseguirá juntar todas as informações dos leads e classificá-los. Só então, depois de terem tomado todas as decisões é que os leads serão passados para a equipe comercial.

Peça feedback à equipe comercial

É muito importante que a equipe comercial dê feedbacks para a equipe de marketing sobre os leads que receberam. As informações estavam corretas? O lead era realmente qualificado? Essas respostas auxiliarão a equipe de marketing a ser cada vez mais assertiva.

E aí, descobriu se você tem leads qualificados ou apenas seguidores? Já sabe o que fazer para qualificá-los corretamente, certo?

Então deixe um comentário aqui embaixo se esse post te ajudou e fique atento que tem muito mais conteúdo por aí!

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