INBOUND MARKETING: CASE DE SUCESSO
Por Flavia RossiPostado dia
O Inbound Marketing é a soma de conteúdo e estratégia digital que resulta na atração de potenciais clientes. Quando conseguimos a atenção pela atração, passamos a guiá-los, com mais conteúdo e estratégia, até o momento da compra.
Nesse ponto é importante dizer algo: não é sua empresa que precisa vender, é o cliente que precisa comprar. No Inbound Marketing, a gente joga a isca, dá o conteúdo, atrai pela relevância, e, dando vazão ao que foi planejado, deixamos fluir. Afinal, tem muita gente que se interessa pelo seu produto ou serviço, mas ainda não sabe que a sua empresa existe. O primeiro passo é se apresentar como relevante para aí, sim, passar a ser considerado como fornecedor potencial!
Agora, quem são essas pessoas que podem ser atraídas? Por meio de estratégias de marketing digital, identifica-se o alvo, cria-se materiais que possam interessá-lo e chega-se ao contato dele.
Aí, passamos nutrir esse essa pessoa, entregando mais conteúdo que, inclusive, nos indique em que momento esse contato estará pronto para realmente comprar. Ao criar o interesse nesse alvo, criamos, ao mesmo tempo, um forte relacionamento entre marca e consumidor.
QUAL EMPRESA PODE INVESTIR EM INBOUND MARKETING?
Com 100% de certeza eu digo que sim! E sabe por quê? Porque pensando com a cabeça do consumidor (seja ele pessoa física ou jurídica), o que ele menos quer é aquela invasão constante de cold calls ou cold mails (aquelas ligações de números desconhecidos ou e-mails de remetentes nunca vistos que brotam com “oportunidades únicas para ter mais lucros e bla bla bla”…).
Quando o relacionamento com um potencial cliente surge por meio de uma troca verdadeira, com conteúdos relevantes e profundos, por exemplo, cria-se, de cara, uma conexão de valor que é um primeiro grande passo para a conversão de vendas.
Ao nutrir um potencial cliente, ou seja, alguém que compraria os seus produtos ou serviços, o educamos sobre o mercado de atuação da sua empresa. Assim, você começa a ensinar antes de tentar vender — e isso transmite credibilidade e eleva sua reputação!
Essa estratégia de marketing digital, onde primeiramente eu ofereço algo relevante, me relaciono e só depois apresento uma abordagem comercial, é viável e recomendada para qualquer negócio, de qualquer segmento, e isso vai desde os grandes players de mercado que atingem as massas até empresas ultrassegmentadas.
O Inbound Marketing faz um negócio virar referência, ter mais reputação e, sim, vender mais. Essa máxima serve para qualquer empresa, concorda?
UM CASE DE SUCESSO DO INBOUND MARKETING DA ATRACTO
Em 2018, tivemos o desafio de, no início da história da Atracto, começar a estratégia de posicionamento digital e Inbound Marketing de uma startup de tecnologia fiscal. Estávamos saindo praticamente do zero com eles.
O CENÁRIO ENCONTRADO
– O site não tinha uma boa construção;
– A empresa não se posicionava nas mídias sociais, muito menos no Google;
– Não havia um trabalho de produção de conteúdo constante e relevante;
– O time comercial não recebia contatos vindos da internet. Dependia-se exclusivamente do time de vendas ativas;
– Os contatos (poucos) feitos pelo time comercial não eram nutridos com conteúdos para manterem-se em contato com a marca;
– Apesar de promissora, a startup não conseguia aumentar sua notoriedade e reputação frente à persona traçada como ideal para o negócio.
O PLANO DE AÇÃO TOMADO
O primeiro passo, depois da análise que nos mostrou o cenário acima descrito, foi desenhar a estratégia digital, criando um projeto macro, de médio e longo prazo, para evoluir no posicionamento digital.
1- O SITE
O primeiro passo foi recriar o site, de modo que o mesmo fosse estruturado respeitando as preocupações com SEO. Hoje, quando fazemos um teste com uma das palavras-chave, numa busca anônima no Google, a empresa não só aparece em primeiro lugar no Google, como é destacada pelo mecanismo de busca por ser vista como extremamente relevante para aquele assunto;
2 – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO RELEVANTE
Com o novo site em mãos, entramos na necessidade de agora trazer mais visitantes para ele. E como fazer isso? Nesse momento, atacamos o marketing de conteúdo como base fundamental da estratégia digital da empresa.
Com uma produção relevante, conseguimos atrair o público ideal para consumir nossos conteúdos. Esse é o primeiro grande passo do Inbound: A ATRAÇÃO (não a tôa chamamos Atracto! xD). Atração. Relevância. Reputação!
+FORAM MAIS DE 100 PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS AO LONGO DE UM ANO;
+NAS MÍDIAS SOCIAIS, UM MÉDIA DE 30 POSTAGENS POR MÊS;
+PRODUÇÃO SEMANAL DE VÍDEOS PARA MAIOR ENGAJAMENTO;
3- CONVERSÃO
De nada adianta ter visitantes no site se não sabemos quem eles são. Afinal, no caso da startup de tecnologia, como contamos, e de tantas outras empresas, além de precisar melhorar o posicionamento digital era preciso, também, começar a ter retornos comerciais. E isso, apesar de vir no médio e longo prazo, precisa ser alvo constante de atenção na estratégia de produção de conteúdo.
Passamos a oferecer materiais ricos (como eBooks, por exemplo), para que, além de ler nossos textos, o visitante desse seu contato por meio de formulários. Ah! E não só eBooks, viu?!
Na Atracto, nós temos um time de produção audiovisual (colocar link para a página de audiovisual) que, para esse cliente, fazia transmissões ao vivo periódicas, os famosos webinars, que também precisavam dos dados do visitante, que a essa altura já se tornavam o que chamamos de LEAD — contato com nome e potencial consumidor da marca.
NA STARTUP DE TECNOLOGIA, COM UM ANO DE TRABALHO, SAÍMOS DO ZERO PARA:
+373 LEADS, EM MÉDIA, TODOS OS MESES;
4- NUTRIÇÃO E RELACIONAMENTO
Com tantos leads em mãos, o caminho sequente é nutrir e se relacionar, de modo que seja possível qualificar os contatos e entender quem está pronto para compra. Lembra que falamos que “nós não precisamos vender, é o cliente que precisa comprar”?
Pois bem… No Inbound Marketing, depois de obter um contato nós nos relacionamos com o lead para que, por meio de um caminho e uma estratégia pré-definidos, possamos entender o estágio de maturidade dele.
Aqui é importante apresentar um conceito-chave do Inbound Marketing: o Funil.
– Consciência ou Topo de Funil (ETAPAS 1 E 2 DA ESTRATÉGIA APRESENTADA): trabalhamos a confiança da sua marca, apresentando-a para potenciais clientes através de materiais que os ajudem a identificar seus problemas.
– Consideração ou Meio de Funil (ETAPAS 3 E 4 DA ESTRATÉGIA APRESENTADA): ajudamos os leads a enxergarem possíveis soluções para os seus problemas. Além disso, é nessa etapa que matamos possíveis objeções referente à compra.
– Decisão Fundo de Funil (ETAPA 5): levamos os leads já qualificados até a oferta do produto ou serviço, mostrando todos os benefícios de comprar ou fazer negócio com a sua empresa.
5 – A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS
Bom, no Inbound Marketing, apesar de termos um foco muito forte no posicionamento digital e na reputação da marca, o objetivo final é, de certa forma, levar mais oportunidades comerciais para a empresa, seja de forma ativa ou reativa como descrevemos aqui.
Assim sendo, depois de usar o marketing de conteúdo para atração, realizar a conversão por meio de materiais ricos com conteúdos relevantes, nutrir o lead para entender se ele está pronto para comprar, chegamos à última etapa que é, justamente, a de decisão, o fundo do funil. Quando conseguimos trazer o lead até aqui, temos um time comercial satisfeito e uma empresa com resultados cada vez melhores.
NA STARTUP DE TECNOLOGIA, COM UM ANO DE TRABALHO, SAÍMOS DO ZERO PARA:
+56 OPORTUNIDADES COMERCIAIS, EM MÉDIA, TODOS OS MESES;
E aí, que tal usar essa estratégia de atração e performance para o seu negócio?
Nosso time está pronto para atender suas demandas e fazer seus resultados digitais aumentarem exponencialmente!