Conteúdo digital: quantidade x qualidade
Por Lucas WilchesPostado dia
Conteúdo digital: quantidade x qualidade
Quando se trata de marketing e conteúdo digital, a qualidade supera a quantidade e torna a sua marca mais pessoal a longo prazo. Isso é senso comum. Vivemos na era da transparência e os consumidores desejam autenticidade. Mas o debate sobre “qualidade x quantidade” foi muito generalizado no marketing de conteúdo nos últimos anos. O fato é que tanto qualidade quanto quantidade são relevantes e benéficos para a construção do conteúdo, mas como estabelecer um equilíbrio? Quando priorizar um ou outro? Essas são questões que afligem boa parte dos profissionais de comunicação atualmente e que vamos tentar responder aqui. Acompanhe o texto!
Numa estratégia bem pensada de growth content, é preciso ponderar qual das duas características do conteúdo deve ser priorizada em cada situação específica, que é determinada por seus próprios objetivos estabelecidos do departamento de planejamento e criação – e também o cliente – e pelos recursos disponíveis para criar esse conteúdo. Não é segredo que nem todo departamento de marketing pode publicar quinze posts por semana, cada um dos quais podendo concorrer a um Nobel de Literatura.
Isso seria ideal, mas não é realista. Para a maioria das marcas, é provável que a qualidade do conteúdo seja afetada à medida que a produção aumenta e, definitivamente, sem investimento adicional na produção. O marketing de conteúdo, em média, representa cerca de 25% do orçamento de marketing, dos quais 7% a 8% da receita bruta deve ser gasta em marketing, de acordo com pesquisas do setor.
Como a quantidade de conteúdo afeta seu marketing
Cada conteúdo publicado em um site é uma oportunidade para aparecer mais bem posicionado na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Geralmente, isso leva a uma porcentagem maior de tráfego proveniente da pesquisa orgânica ao longo do tempo. Isso é bom, mas se o conteúdo for ruim e isso for identificado pelo Google, os resultados da pesquisa podem ser considerados irrelevantes depois de um tempo a página não será mais bem ranqueada. E quando falamos de conteúdo digital, isso é terrível.
Pensando em quantidade, com mais conteúdo, uma marca pode enviar mais e-mails à sua lista, postar mais vezes nas mídias sociais e, geralmente, fazer mais promoções e amplificação de conteúdo.
Segundo o Google, o consumidor médio precisa de cerca de 18 interações de marca para se tornar um cliente; assim, cada vez que um usuário interage com esse conteúdo – ou é impactado de alguma forma, ele se torna mais consciente e tem maior probabilidade de desenvolver uma relação mais forte e se tornar um lead. Ou seja, nesse aspecto, a quantidade precisa ser considerada.
Como a qualidade do conteúdo afeta seu marketing
A qualidade de um conteúdo está nos olhos de quem vê – mas, ao mesmo tempo, você pode produzir a maior obra-prima do mundo, só que se ninguém ler ou encontrar, o conteúdo vai perder a relevância – para usar um termo light.
Se uma marca ou empresa blogar uma vez por mês, suas oportunidades de classificação nos motores de busca serão menores, gerando menos tráfego orgânico, mesmo que o artigo seja incrível. A viralidade orgânica é um sonho para a maioria dos profissionais de marketing. E não pense que isso acontece em pouco tempo! Existem vários exemplos por aí de marcas e empresas que já publicaram mais de 1.000 artigos e nunca viralizaram, pode perguntar.
Além disso, com menos conteúdo, há menos oportunidades para gerar leads a partir dessa criação, que acaba não impactando como deveria. Publicar pouco também prolonga o tempo necessário para que os esforços de marketing de conteúdo sejam recompensados, seja com leads, visualizações, interações e afins. Por fim, com menos conteúdo, vem menos e-mails e menos postagens nas mídias sociais, ou seja, seu potencial para promoção de conteúdo se torna limitado.Viu como as coisas estão interligadas?
Mas vale frisar que focar em conteúdo de qualidade em vez da quantidade também traz muitas vantagens. Conteúdo realmente bom – especialmente material muito útil – pode causar uma impressão positiva nas pessoas que o consomem. Também provavelmente criará sinais que o algoritmo do Google reconhecerá como positivo e, assim, recompensará o conteúdo com classificações mais altas. Parece básico, mas pouca gente faz isso de fato. A ideia de resultados a curto prazo mata a capacidade criativa de conteúdos bem feitos.
Um exemplo é um grande portal brasileiro de notícias (vamos evitar os nomes) que em sua área de esportes costuma publicar muitas notas curtas sobre bastidores do futebol, fofocas e a vida de celebridades de jogadores. Isso tem um alcance muito bom no curto prazo, rendendo vários cliques, visualizações e compartilhamentos. Por outro lado, os materiais especiais, mais bem elaborados e criados com extremo carinho e cuidado geram, no médio prazo, quase tantas visualizações quanto as postagens diárias.
Claro, são públicos muito diferentes que consomem esses dois tipos de conteúdo, mas a análise fria da mensuração de resultados aponta que ambas as estratégias surtem efeito, gerando um certo equilíbrio quando se amplia o relatório para uma visão macro. Uma área aposta na qualidade, gerando relevância para aquele conteúdo e consolidando a imagem de seriedade que a equipe de jornalismo tenta passar. Já a outra área, com a quantidade de postagens que geram um grande número de interações, consegue capitalizar mais potenciais consumidores em massa.
Encontrando o meio-termo
Com base no que foi falado acima – e em uma regra prática recomendada – você deve poder calcular quanto conteúdo deve ser criado e sua qualidade. Em geral, o orçamento de marketing deve ser usado na criação de conteúdo. Descubra qual é a quantidade realista de conteúdo dentro desse orçamento. No começo, planeje experimentar contagens de palavras.
Crie estratégias para receber feedback e análises para você ter informações relevantes sobre a percepção de qualidade do conteúdo. Uma maneira de aumentar a produção de mídia própria é também promover a mídia paga de jornalistas e influenciadores. Esses são detalhes de conteúdo que devem ser levados em conta. As duas categorias também podem ser incluídas em envios de e-mail e postagens sociais. Quanto mais você conseguir propagar um conteúdo realmente relevante, melhor será o seu desempenho em médio prazo. Esse é o equilíbrio!
Redes sociais são extremamente necessárias
Se você pensar em visualização de marca em quantidade, então aqui vai mais uma instrução básica: sua empresa precisa ter presença nas mídias sociais.
Não importa se você administra uma pequena loja local ou uma grande empresa nacional. A mídia social é uma parte essencial da sua estratégia de marketing comercial. Principalmente no início. Você precisa postar bastante para divulgar sua marca e seus produtos – lembrando sempre que conteúdo sem qualidade pode ser um tiro no pé.
As plataformas sociais ajudam você a se conectar com seus clientes, aumentar a conscientização sobre sua marca e aumentar seus leads e vendas. Com mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo usando mídias sociais todos os meses, não é uma tendência passageira. Você não precisa conhecer todos os chavões e atalhos ou ter um número mágico de seguidores. Você pode começar imediatamente – e até se divertir no processo com simples ideias, mas que agreguem valor à sua marca. E com regularidade, claro!
Se as pessoas não souberem da sua empresa, elas não poderão se tornar seus clientes. As mídias sociais aumentam sua visibilidade entre os clientes em potencial, permitindo que você alcance um público amplo usando uma grande quantidade de tempo e esforço. E é gratuito criar um perfil comercial em todas as principais redes sociais, para que você não tenha nada a perder.
Defina o que você deseja obter das mídias sociais para desenvolver uma estratégia de mídia social. Deseja que novos clientes descubram seus serviços? Você espera atrair mais compradores locais para suas lojas? Ao manter sua estratégia específica, você pode determinar quais canais de mídia social são os mais adequados para seus negócios.
Um perfil que é atualizado frequentemente com conteúdo relevante criará a autoridade da sua marca e garantirá uma primeira impressão positiva por meio das mídias sociais, mostrando que sua empresa é confiável, conhecedora e acessível. Esse é o equilíbrio desejado entre quantidade e qualidade.
Incentivando o envolvimento
Os canais sociais evoluem, lançando constantemente novos recursos, e esse ambiente em rápida mudança pode ser intimidador para alguns empresários e gestores.
Mas lembre-se: você não precisa fazer tudo. Brinque com novas maneiras de se conectar com seu público e dê a si mesmo permissão para aprender enquanto evolui. Um dia, você pode postar uma série de stories do Instagram para oferecer aos clientes um tour pelos bastidores do seu escritório. A seguir, você pode criar uma sessão rápida de perguntas e respostas via streaming de vídeo ao vivo no Facebook. Com o tempo, você terá uma ideia melhor das preferências de seus seguidores.
As plataformas sociais derrubaram com sucesso barreiras entre empresas e seus clientes. Agora, em vez de ligar para uma linha de atendimento ao cliente, muitas pessoas recorrem ao Facebook ou Twitter para resolver problemas ou encontrar informações. Crie um sistema para rastrear comentários, perguntas e reclamações de clientes nas mídias sociais e responda o mais rápido possível às perguntas e preocupações. Isso é criar conteúdo de qualidade para sua marca!
Conclusão
Qualidade versus quantidade não é uma proposição “ou-ou”. Você precisa dos dois. Analisando realisticamente os números de feedback dos relatórios, você encontrará a combinação apropriada dos dois para sua marca.
Uma recomendação é: leve mais tempo para gerar menos conteúdo. Qualidade sobre quantidade no marketing de conteúdo digital é essencial em um momento em que os consumidores estão sendo bombardeados com o conteúdo de marcas concorrentes.
Concentre-se menos na concorrência e mais nos seus consumidores e nas conversas que você está tendo. Então, você se tornará uma força para inovação e mudança. Seus consumidores confiarão na sua marca porque é transparente e autêntica.
No final, você cria uma marca mais pessoal, com impacto mensurável e benéfico no mundo. O que é melhor que isso?