fbpx
Facebook Instagram Vimeo Youtube RSS

Como fazer um webinar de sucesso?

Por
Postado dia

Como fazer um webinar de sucesso?

O webinar é uma ferramenta fantástica para gerar, nutrir e converter leads. No entanto, nem todo mundo sabe como fazer um webinar de sucesso, que garanta ótimos resultados para sua estratégia de marketing digital.

A Atracto veio hoje então trazer dicas fresquinhas para você que deseja saber como fazer um webinar de sucesso! Nesse texto você vai ver:

  • O que é um webinar
  • Como fazer um webinar
  • Webinar gravado x Webinar ao vivo
  • Dicas de webinar

O que é um webinar?

Um webinar é basicamente um seminário interativo online, que qualquer pessoa com uma conexão à internet consegue tanto fazer quanto assistir. Ele facilita tanto para o apresentador quanto para o espectador. Como?

Basta pensar em uma palestra, um evento ou um seminário. Com um webinar, você pode fazer isso no conforto da sua casa!

O webinar é uma das melhores formas de interagir com o seu público, que pode enviar perguntas e dúvidas sobre o assunto tratado. Pode-se adicionar elementos visuais como slides e gráficos ou ser apenas o apresentador falando.

De fato, o webinar pode ser feito de diversas formas diferentes, da maneira que for melhor para você, para sua empresa e para sua estratégia de marketing.

Por que fazer um webinar?

O webinar, como dissemos, é uma tremenda ferramenta, que pode ser usada para diversos fins! Veja só para que você pode fazer um webinar:

  • Atrair mais leads com um tema mais abrangente
  • Avançar os leads no funil de venda com um tema mais complexo
  • Demonstrar o seu produto ao vivo
  • Ensinar como utilizar o seu produto
  • Gerar atração ao se comunicar com seus clientes

Os resultados do webinar costumam ser muito positivos, no entanto, é importante ter em mente que você jamais deve fazer um webinar pura e plenamente para ganhar dinheiro!

Ainda que o webinar seja muito útil para diversos fins, como conseguir mais leads e eventualmente vendas, você sempre deve pensar primeiro no seu consumidor. O seu webinar vai ajudá-lo? Vai resolver questões, responder dúvidas ou educar o seu público?

Se sim, você já está pronto para o próximo passo!

Como fazer um webinar — a preparação

O webinar começou a fazer muito sucesso nos últimos tempos — e com razão! Os resultados costumam ser muito positivos, se, é claro, você souber como fazer um webinar bem feito!

E para fazer um webinar bem feito e de sucesso você pode seguir algumas dicas quentes que separamos para você.

Interaja com a audiência antes do webinar

Uma das coisas mais importantes de quando você for fazer um evento — seja ele qual for — é criar antecipação na sua audiência.

Acredita em mim, fazer um convite duas semanas antes e então confiar que o convidado vai simplesmente se lembrar e conectar ao seu webinar na hora correta é, para dizer no mínimo, pura ilusão.

Você deve alimentar a sua audiência com convites, lembretes e, sim, conteúdo. Você deve demonstrar o porquê seu público irá aprender com você e porquê seu webinar será importante para seu crescimento.

Além do mais, quanto mais você criar o sentimento de antecipação no seu público, mais animado eles ficarão para assistir e interagir, fazendo comentários e perguntas.

Conheça o seu público

A gente sabe… Esse conselho já está ficando repetitivo. Mas ele não deixa de ser verdade! E deveria ser repetido quantas vezes for necessário.

Conhecer o seu público é a coisa mais básica do marketing digital. Você sempre deve fazer uma boa pesquisa, definir a sua persona e então criar conteúdo específico para ela.

Com o webinar não é diferente!

Conheça quem é o seu público, quais são as suas dores, suas dúvidas, o que você pode fazer por eles… Além de isso ser importante para que você saiba o conteúdo do webinar que você vai fazer, também te deixa preparado para as perguntas que podem chegar!

Como fazer um webinar – os equipamentos

O webinar é um vídeo relativamente simples de ser feito. De fato, qualquer pessoa com um notebook, uma webcam e um software de transmissão pode adentrar no mundo dos webinars e se dar muito bem!

Mas você não quer ser como todo mundo, certo? De fato, se você quiser saber como fazer um webinar de sucesso, pode precisar de mais equipamentos para criar algo verdadeiramente incrível.

A câmera

O YouTube é o segundo maior motor de busca da atualidade e possui um bilhão de horas de vídeo assistidas por dia! Os seres humanos amam se sentirem conectados e isso acontece com muito mais facilidade no vídeo do que em texto.

Por quê?

O vídeo capta o seu tom de voz, seu sorriso, sua conversa, risadas e até mesmo seus erros cria uma conexão com quem está assistindo.

E não é necessário ter uma “cara de TV” para isso. De fato, quanto mais natural você soar, maiores são as chances de seu público se conectar com você.

Neste momento você pode estar se perguntando qual a melhor câmera para o seu webinar, certo?

A grande maioria dos notebooks de hoje em dia possuem uma webcam embutida, o que pode facilitar bastante seu processo. Afinal, você não vai precisar de mais equipamentos do que o seu próprio computador.

No entanto, a webcam interna não é a melhor opção para o seu webinar! A maioria das câmeras internas utiliza o modo de foco automático, o que pode acarretar em uma imagem desfocada e, além do mais, por você não ter muito controle de suas configurações, pode ter dificuldade em posicionar bem a câmera.

Caso você ainda prefira a webcam, invista em uma de boa qualidade, para garantir que seu webinar não será prejudicado.

O que recomendamos para deixar o seu webinar verdadeiramente especial é uma câmera DSLR, ou seja, uma câmera profissional. Esse tipo de câmera entrega a você todo o controle, de modo que você não perca nenhuma configuração.

Com ela você pode utilizar o foco manual, para ter certeza que está bem focado e nítido na imagem. Porém se o seu webinar será ao vivo, lembre-se que precisará de outro equipamento para fazer a transmissão da câmera para o computador, chamado de encoder.

Encoder

O formato que vem da captura da câmera não é o correto para a web. Para converter esse material, você vai precisar de um encoder. É ele que vai modificar o formato, deixando-o correto para a web e, é claro, para a transmissão ao vivo do seu webinar.

Microfone

Você até pode usar o microfone embutido no seu computador ou na sua câmera, se quiser… Mas isso raramente funciona. Sabe aqueles vídeos em que parece haver um eco, ou que a voz da pessoa parece estar distante? E quando o microfone capta sons indesejados?

A qualidade do áudio importa – e muito! De nada adianta uma imagem perfeita se as pessoas não conseguirem escutar e entender o que você está falando.

E você pode evitar um desastre desse tipo com um microfone externo de boa qualidade! E existem diversas opções para a sua necessidade:

  • Headset: Se você não for aparecer na câmera, um headset pode ser a melhor opção para você! Ele produz um som consistente, além de você poder escolher entre um headset com ou sem fio, com Bluetooth ou wireless.
  • Microfone com USB: esse tipo de microfone é facilmente conectado ao seu computador através de um cabo USB, facilitando para aqueles que pretendem utilizar o computador e uma webcam para fazer um webinar.
  • Microfone de lapela: esse tipo de microfone é um dos melhores se você pretende fazer um webinar bastante profissional. A sua captação de áudio é muito consistente e de ótima qualidade. No entanto, muitos microfones de lapela utilizam uma conexão XLR, o que pode demandar outro dispositivo para conectá-lo.
  • Microfone direcional: este tipo de microfone, como o nome diz, pode ser direcionado para onde vem o som. Um dos maiores benefícios é que ele pode ficar oculto, para que o público não veja os fios. Além disso, um microfone direcional não capta sons indesejados, como uma mesa se arrastando acidentalmente, por exemplo.

Como fazer um webinar de sucesso – o ambiente

Mas mesmo a melhor câmera ou o melhor microfone não podem corrigir problemas básicos do ambiente. Por isso antes de você fazer a sua transmissão, é muito importante verificar o ambiente, a composição e os sons externos que podem interferir.

Para garantir que o seu ambiente esteja perfeito para o seu webinar, siga essas dicas:

Escolha um local quieto

Os estúdios de gravação são o ambiente ideal para gravar o seu webinar, pois já são isolados de sons externos. No entanto, se esse não é o seu caso, escolha o ambiente mais quieto possível, como uma sala de reuniões, por exemplo.

Tenha certeza que ninguém vai entrar e sair da sala e que o seu microfone não está captando sons da rua, do ar condicionado ou outros. Além do mais, quanto mais confortável você estiver e quanto mais certeza tiver de que não vai ser interrompido, mais natural a gravação sairá!

Iluminação

Assim como na fotografia, a iluminação é tudo no vídeo! Ela afeta a aparência e a qualidade do vídeo, mas, principalmente, ela afeta a aparência da sua empresa. Quanto melhor a luz, mais profissional será o seu webinar!

Você não precisa investir em equipamentos sofisticados, caso não tenha o orçamento para isso. No entanto, é importante mencionar que existem vários equipamentos que podem deixar o seu webinar com a qualidade muito superior.

Ring light

Esse tipo de luz é uma das preferidas dos Youtubers e não é por menos! A ring light é uma luz fluorescente em formato de círculo e é no centro dele que se posiciona a câmera.

A ring light possui uma luz uniforme e difusa, ótima para realçar objetos e pessoas, como no caso de quem vai apresentar um produto ou aparecer bastante na câmera durante o webinar.

Softbox

O softbox é um equipamento de iluminação mais utilizados em fotografias e filmagens. Ele emite uma luz difusa e suave, que não deixa sombras muito fortes.

O ponto positivo do softbox é o bom preço, o que facilita para quem está começando: uma alternativa barata para iluminar o ambiente.

Rebatedor de luz

Um rebatedor ou refletor de luz é um bom investimento para que você tenha menos problemas com iluminação no seu webinar. Você pode usá-lo para ampliar a luminosidade, fazer um preenchimento lateral ou até mesmo bloquear uma luz indesejada.

Você pode comprar um refletor ou fazer um você mesmo! Ele pode ser feito com uma placa de papelão coberta com papel alumínio, refletores de parabrisa de carro, placas de alumínio e papel laminado sobre papelão.

Crie um cenário

O cenário é importante para criar um ambiente agradável para o seu público. Você pode criar uma composição com um fundo claro, com a sua marca ou até mesmo alguma coisa que tenha a ver com o assunto que você vai falar.

Só tome cuidado para não encher demais a cena. Você quer que as pessoas prestem atenção em você e não no cenário, certo?

Reduza ao máximo a interferência de som

Você sempre deve cuidar da interferência de áudio, para que o seu webinar esteja perfeito tanto para você quanto para os espectadores – afinal, eles devem conseguir ouvir você perfeitamente! Para isso, você pode seguir essas dicas:

  • Remova todos os celulares da área e não apenas tire o volume. Eles transmitem informação quando começam a extrair dados como emails e outras notificações, o que acaba causando interferência no áudio.
  • Certifique-se de que o cabo do seu microfone não esteja cruzando outros cabos, o que pode causar um zumbido no sinal de áudio. Se você não puder evitar a passagem de cabos, certifique-se de que eles se cruzam em um ângulo de 90 graus, pois isso reduzirá significativamente a interferência.
  • Considere adquirir uma espuma acústica, que elimina sons e ecos indesejados. Existem também filtros anti-ruído, que você pode comprar a parte e plugar nos fios.

Webinar ao vivo x Webinar gravado

Esta é, talvez, a parte técnica mais importante definir, pois toda a estratégia e, consequentemente o resultado vai depender dessa decisão.

O webinar ao vivo pode parecer a escolha mais óbvia, mas dependendo da sua situação, o gravado possa ser mais indicado.

Webinar ao vivo

O webinar ao vivo é aquele que é gravado e transmitido ao mesmo tempo. Esse método possui muitas vantagens, como avaliar a resposta do público enquanto ele vai acontecendo. Você consegue responder perguntas que os espectadores fazem e receber comentários no geral.

Além do mais, se quiser mensurar os resultados mais tarde, basta salvar o vídeo para analisar a transmissão.

O ponto negativo é que a preparação precisa ser muito maior, já que os eventuais erros precisam ser corrigidos na hora. O ambiente, como o cenário, a iluminação, o som e o vídeo precisam ser bem ajustados, para que o vídeo não seja prejudicado.

O software de transmissão é uma parte muito importante, para garantir que seja uma plataforma fácil para os usuários e útil o bastante para você utilizar, interagir com seu público e entregar uma boa experiência.

Webinar gravado

Falar ao vivo pode ser um empecilho para algumas pessoas, de modo que o webinar gravado é muito mais confortável. 

Ele tem a vantagem de você poder errar. Mesmo que você gagueje, se confunda ou tenha uma crise de risos, não tem problema! É só editar o vídeo mais tarde e ninguém vai precisar ficar sabendo.

Além do mais, a edição pode deixar o seu webinar com a cara da sua empresa, podendo adicionar o logo, legendas, fazer uma introdução, etc.

O ponto negativo é que você acaba perdendo um pouco da interatividade. Ainda que você responda e-mails e comentários mais tarde, não é a mesma coisa que feito na hora, né?

Como fazer um webinar — dicas infalíveis

Agora você já sabe como fazer um webinar de sucesso, certo? Com preparação, muito cuidado com a parte técnica e a decisão entre o webinar ao vivo e o webinar gravado, você já pode colocar a mão na massa!

Vamos então para as dicas infalíveis que separamos para você saber como fazer um webinar de sucesso e garantir todos os benefícios!

Use landing pages

As landing pages [LINK TERMOS DE MARKETING] podem ser usadas em vários momentos do seu webinar para conseguir informações pessoais dos espectadores. Você pode criar uma landing page para fazer a inscrição do webinar, ou então disponibilizar os slides usados no webinar, pedindo em troca as informações.

Tenha algumas anotações em mão

Não fique olhando para suas anotações o tempo todo! Isso faz parecer que você não sabe bem o seu conteúdo e acaba ficando chato. Mas não faz mal ter algumas anotações para você não esquecer o conteúdo, desde que você não olhe para elas sempre. Anotações em tópico são a melhor pedida.

Publique e promova o seu webinar

Mesmo que você decida fazer um webinar ao vivo, você ainda pode salvá-lo e editá-lo para publicar mais tarde. Aproveite que você já sabe como fazer um webinar de sucesso e crie uma ótima estratégia de marketing!

Não esqueça de continuar engajando com o público

Parte principal de como fazer um webinar de sucesso tem a ver com o engajamento com o público. Mas isso não pode parar com o webinar! Não esqueça de continuar engajando. Mande um e-mail a eles agradecendo pela participação e se oferecendo para responder dúvidas.

Isso vai encorajá-los a continuar acompanhando sua empresa e participando de futuros webinars!

E aí? Conseguiu entender como fazer um webinar de sucesso? Espero ter te auxiliado! Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário aqui embaixo!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário