A importância do branding
Por Lucas WilchesPostado dia
A importância do branding
O que diferencia a sua marca das outras no mercado? E o que você faz para que ela se destaque? Essa é a importância do branding: a gestão da sua marca é o que faz com que mais e mais clientes se apaixonem por ela e sejam fiéis por um longo tempo!
Algumas marcas possuem uma referência tão marcante no mercado que acabam se tornando sinônimos de seus produtos. É só pensar na esponja de aço Bombril, no sabão em pó Omo e a lâmina de barbear Gilette.
Se tornar uma marca icônica é algo que muitas empresas almejam hoje em dia, aprender como se diferenciar, fazer os clientes se apaixonarem e o principal: fazer com que permaneçam apaixonados pela marca.
O que é branding?
O branding não é a marca, embora os dois estejam relacionados.
A marca faz parte de um conjunto de características que identificam um produto ou uma empresa. Ela pode ter uma identidade visual, como o logo, e outros tipos de identificação.
Já o branding é uma junção de estratégias e gestão da marca: tudo o que se faz para mudar, manter ou qualquer outra ação que tenha o objetivo de fazer a marca se tornar mais conhecida faz parte do branding. Ele envolve tanto a concepção da marca quanto outras ações de marketing da empresa. Aí é que mora a importância do branding!
A importância do branding: o Branding na era digital
Há quem diga — e concordamos — que se a sua empresa não está no mundo digital, é como se ela nem existisse. Afinal, o que não é digital atualmente? Estamos envolvidos desde bancos digitais, a redes sociais e apresentações em vídeo, de forma que uma vida sem o digital seria muito difícil de ser vivida.
As marcas que sobrevivem e se tornam icônicas — como aquelas que mencionamos terem virado sinônimo de seus produtos — são aquelas que, além de se adaptarem às mudanças dos tempos, estão presentes no digital.
Embora muitas pessoas vejam dessa forma, a marca não está restrita à sua identidade visual. Só de pensar em alguma marca, podemos ter diversas imagens na mente, ou até mesmo uma palavra que a represente.
É só pensarmos nas marcas que existiam antes da internet! O branding é um conceito que vem antes mesmo do marketing digital, quando a publicidade era feita através de meios convencionais e de massa, como o rádio, o jornal e a TV.
No entanto, o marketing digital trouxe muitas possibilidades novas, mostrando ainda mais a importância do branding! Repito: se a sua empresa não está no digital, será que existe mesmo?
A importância do branding: se conectando com seu público
Uma das palavras mais importantes quando falamos de branding e relacionamento com o público é a consistência.
Existem muitas redes sociais por aí, nas quais sua marca precisa estar para marcar presença! Mas lembre-se: não é porque existem diversas redes sociais que sua marca precisa estar em todas. Descubra onde está o seu público e onde eles mais interagem. Dica: isso também faz parte do branding! 😉
A consistência é importante em todos os sentidos. O conteúdo precisa ser consistente, de forma que sua página não pareça abandonada, mas também em consistência de conteúdo literalmente, ou seja, o tipo de conteúdo, seja vídeo, texto ou afins.
E o relacionamento com o público? Essa é uma das partes mais importantes do branding na era digital, onde o acesso é muito mais democrático. As pessoas podem fazer reclamações a você diretamente e a maneira como sua equipe responde a essas reclamações faz parte da consistência.
Uma marca em que se pode confiar cria uma boa distinção entre as demais e pode ser lembrada por muito mais tempo que é, certamente, o que você deseja, certo?
Além do mais, os aspectos invisíveis da marca são tão importantes quanto os visíveis. Por isso os valores, missão e a forma com que sua marca se relaciona com o público pode fazê-la ser lembrada, muitas vezes ainda mais do que o logotipo.
É só pensar na Netflix. Seu logo é marcante, sim, mas a forma com que ela interage com o público em suas redes sociais, em especial o Twitter, é tão marcante quanto.
Construindo valor
O valor da sua marca, como mencionamos, faz parte da sua identidade. E isso tem tudo a ver com o tipo de público que você quer atrair. Veja só:
O McDonald’s é uma marca já consolidada no mercado, certo? No entanto, o valor que a marca passa para os consumidores não condiz com todas as pessoas. Vegetarianos e pessoas preocupadas com o meio-ambiente podem não se sentir tão representadas.
O que faz o sucesso de uma marca, então? A forma com que ela se relaciona com o seu público, ou seja, as pessoas a quem representa, mantendo a sua relevância atemporal.
É essa a importância do branding.
Como fazer branding
Você sabia? 70% dos consumidores dizem que a autenticidade é a parte mais importante na hora de seguir uma marca. Por isso a consistência e a relevância são tão importantes.
Com a era digital, o branding está (e precisa estar) muito ligado ao marketing digital. Então, como fazer branding?
Entenda o valor da sua marca
Por que o seu cliente compra o seu produto e não o produto concorrente? Você até pode dizer que seu produto ou serviço é melhor, ou que o seu preço é mais em conta, e eu acredito. Mas, no fim das contas, é o valor da sua marca que mais pesa na hora da decisão do consumidor.
A percepção de valor muda muito de acordo com o reconhecimento da marca e sua consolidação no mercado. Afinal, quem nunca pagou mais caro por um produto de uma marca conhecida, só para não correr o risco de comprar algo de qualidade inferior?
O que você faz, então, para demonstrar valor?
A Apple é um ótimo exemplo de como o valor pesa mais do que qualquer outra coisa na hora de comprar um produto. Ainda que um iPhone, por exemplo, tenha especificações inferiores que um concorrente e seu preço seja muito mais elevado, a Apple continua sendo uma das marcas mais valiosas do mercado.
Por quê? Pelo valor da marca. Essa é a importância do branding! A Apple não vende iPhones: vende uma experiência. [LINK TEXTO STORYTELLING] E esse valor é o que faz com que venda tantos aparelhos.
Saber o seu valor é parte essencial do seu branding. E esse é mais um ponto crucial que define a importância do branding.
Jamais esqueça do DNA da marca
Qual é a identidade da sua marca? O que faz a sua marca ser… ela?
Em 1985 a Coca-Cola cometeu um dos maiores erros possíveis. A “New Coke” foi lançada com o objetivo de relançar a marca com uma nova receita que substituía a original.
O resultado foi um desastre. Os consumidores boicotaram e protestaram pelo retorno da antiga fórmula, o que fez com que a Coca-Cola lançasse o “Coca-Cola Classic”, 78 dias apenas depois de ter lançado a “New Coke”.
Você consegue imaginar como seria um acontecimento desses nos dias de hoje? Com a internet e o fácil acesso às marcas, 78 dias poderiam ser até um tempo longo demais.
Qual foi o erro da Coca-Cola? Ela perdeu a sua identidade. O valor que havia construído em cima do produto e da marca se perdeu com uma mudança, que poderia nunca mais ter se recuperado, se a empresa não tivesse voltado atrás na sua decisão.
Inovar é importante, mas você jamais deve perder o DNA da sua marca.
Crie uma cultura corporativa
Lembra quando falamos da forma com que a Netflix se relaciona com seu público? Você consegue imaginar como seria se cada funcionário respondesse os consumidores de um jeito diferente? Lá se ia a identidade da marca!
Criar um tom de voz para a marca é essencial. De fato, 45% da reputação de uma marca é atribuída ao que ela diz e como diz. Uma cultura corporativa faz com que o tom de voz seja sempre o mesmo, atribuindo-o fortemente à identidade da marca.
Além do mais, os colaboradores são os encarregados de transmitir a mensagem da marca. Então como podem fazer isso se não souberem qual mensagem é essa, ou pior: se não acreditarem nela?
A cultura interna de uma empresa precisa ser condizente com a mensagem que transmite! E nem adianta fingir: basta uma crise para que a verdade venha à tona.
Aproveite a boa imagem que os clientes têm
Recebeu um elogio? Sua marca está fazendo sucesso? Aproveite a boa imagem para criar ainda mais fãs!
Um estudo chamado “Importance of Online Product Reviews from a Consumer’s Perspective” revelou que 85,57% dos consumidores conferem a opinião de outras pessoas antes de comprar alguma coisa. É aí que entra a importância do branding: a identidade, relevância e o modo como seus clientes enxergam a sua marca fazem muita diferença!
Por isso, por que não aproveitar? Faça postagens com depoimentos, adicione uma área de depoimentos no seu site e utilize recursos como o Yelp ou Google Local. Os benefícios serão enormes.
Muito marketing de conteúdo!
A importância do branding se dá também na produção de conteúdo. O marketing de conteúdo [LINK TERMOS DE MARKETING] é uma das melhores ferramentas do branding. Afinal, com a internet, o branding na era digital precisa estar impecável.
Por isso produzir conteúdo relevante e interessante para o seu público também revela o DNA da sua marca e faz com que mais pessoas se apaixonem pela sua empresa.
Conseguiu entender a importância do branding? O que você está fazendo para criar uma identidade inconfundível da sua marca?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido importante para você! Por que não deixa um comentário aqui embaixo? Responda pra gente: qual é a importância do branding pra você?
